Você sabe qual CMMI usar? - Blog CMMI & MPS.Br

Você sabe qual CMMI usar?

By on February 21, 2011

Você sabe qual CMMI usar? Aliás, você sabia que existe mais de um?

A maioria das pessoas conhece apenas o CMMI para desenvolvimento, e há até pouco tempo existia apenas este CMMI mesmo, todavia, faltava algo. Empresas de serviços e outsourcing tentavam usar o modelo para desenvolvimento em seus serviços e isto não se encaixava bem, faltava alguma coisa. Da mesma forma, compradores tentavam usar o CMMI-DEV para gerenciar os trabalhos de seus fornecedores, e novamente faltava algo.

O SEI percebeu essa carência e resolveu melhorar o modelo criando uma variação para serviços e outra para aquisições. Para estes dois novos CMMI’s foram criadas novas áreas de processo, específicas e focadas. E com isso criou-se um conjunto de áreas de processo “core”, um conjunto para desenvolvimento, um conjunto para aquisições e por último mais um conjunto para serviços e você pode como isso ficou na imagem abaixo:

Integração entre os modelos CMMI (CMMI-DEV, CMMI-ACQ e CMMI-SVC)

CMMI Core – comum à todos

  • CAR: Causal Analysis and Resolution
  • CM: Configuration Management
  • DAR: Decision Analysis and Resolution
  • MA: Measurement and Analysis
  • OPD: Organizational Process Definition
  • OPF: Organizational Process Focus
  • OPM: Organizational Performance Management
  • OPP: Organizational Process Performance
  • OT: Organizational Training
  • PPQA: Process and Product Quality Assurance
  • REQM: Requirements Management
  • RSKM: Risk Management

CMMI-DEV: Desenvolvimento de software

  • IPM: Integrated Project Management
  • PI: Product Integration
  • PMC: Project Monitoring and Control
  • PP: Project Planning
  • QPM: Quantitative Project Management
  • RD: Requirements Development
  • SAM: Supplier Agreement Management
  • TS: Technical Solution
  • VAL: Validation
  • VER: Verification

CMMI-ACQ: Aquisições

  • AM: Agreement Management
  • ARD: Acquisition Requirements Development
  • ATM: Acquisition Technical Management
  • AVAL: Acquisition Validation
  • AVER: Acquisition Verification
  • IPM: Integrated Project Management
  • PMC: Project Monitoring and Control
  • PP: Project Planning
  • QPM: Quantitative Project Management
  • SSAD: Solicitation and Supplier Agreement Development

CMMI-SVC: Serviços

  • CAM: Capacity and Availability Management
  • IRP: Incident Resolution and Prevention
  • IWM: Integrated Work Management
  • QWM: Quantitative Work Management
  • SAM: Supplier Agreement Management
  • SCON: Service Continuity
  • SD: Service Delivery
  • SSD: Service System Development
  • SST: Service System Transition
  • STSM: Strategic Service Management
  • WMC: Work Monitoring and Control
  • WP: Work Planning

Hoje a maioria das implementações CMMI são focadas no CMMI-DEV. Como a maior parte dos contratos de TI são Outsourcing, podemos dizer que o modelo mais apropriado para estas empresas deveria ser o CMMI-SVC e não o CMMI-DEV.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *