Tutorial mini projeto – O nascimento da idéia - Blog CMMI & MPS.Br

Tutorial mini projeto – O nascimento da idéia

By on December 7, 2009

Prólogo

O objetivo deste mini-tutorial é mostrar como se inicia um projeto.
Para facilitar o entendimento (e disseminar conhecimento) ele é focado na simplicidade, facilitando assim o entendimento.

A estimativa de tamanho em APF toma por base que todos os elementos são de complexidade média, todavia é importante vocês terem em mente que isto é apenas o início. Em se interessando procurem ler mais sobre estimativa, planejamento, desenvolvimento de requisitos e controle de mudanças – aos que estão iniciando com MPS.BR ou CMMI, este tutorial vai ajudar bastante nos primeiros níveis.

Tutorial Mini Projeto – O nascimento da idéia

Um amigo te liga e pede para você fazer uma visita pois ele precisa de um projeto, ele te fala que é bem simples e precisa apenas de um aplicativo para gerenciar seus contatos.

Chegando em seu escritório, a conversa começa e ele fala que tem mais de 1.000 contatos em uma agenda (papel mesmo) e que quer (e precisa) automatizar isso. Na sua cabeça você já percebe que terá uma tela (até agora).

Conversa vai, conversa vem, ele comenta que um grande problema que ele tem é que ele não consegue dizer de onde são os contatos. Ele comenta que se ele pudesse agrupar-los, isso o ajudaria muito.

Ele também comenta que gostaria que tudo ficasse em uma única tela, ele não gosta de ficar passeando de uma tela pra outra.

Neste ponto você já esta pensando “é fácil”, mas… como estimar isso?
Então você vai e joga a famosa pergunta: “Em que linguagem você quer?”
Seu amigo responde: Linguagem? Tanto faz (isso será muito importante na sequência).
Você então senta com ele e monta o seguinte esboço de como será a tela (imagem 2)

Ele comenta que é isso mesmo, e vocês começam a detalhar o que terá na tela como campos, funcionalidades, etc. Seu amigo comenta que quer que tenha foto, que o nome apareça grande, que possa digitar email, telefone enfim… ele te passa tudo que ele gostaria.

Você anota tudo e começa a pensar em como seria a tela. Este projeto é bem simples, mas em projetos grandes é primordial que você anote tudo, gere uma ata e busque uma aprovação formal de seu o cliente. Você novamente faz um esboço (no papél mesmo) e apresenta para ele como seria o sistema conforme a imagem 3).

Repare que o que fizemos aqui não é nada demais e qualquer um pode fazer. É uma coisa simples, mas ajuda muito pois “tela” é uma coisa que todo mundo entende. Fazendo estes “drafts” você exercita junto ao seu cliente a idéia e ele já vai validando a linha de raciocínio e entendimento do negócio.

Se amigo analisa e te fala: “Perfeito! É isso mesmo que eu quero. Quanto fica?”
Vejamos… você já sabe o que o sistema deve fazer, já tem o escopo definido, então, vamos à estimativa.
Apenas para efeito de curiosidade, depois do protótipo, o sistema ficará como esta imagem.

Não perca a próxima parte – Tutorial Mini Projeto – Estimativa.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

3 Comments

  1. auto parts store

    April 7, 2017 at 8:55 pm

    whoah this blog is magnificent i really like studying your posts. Keep up the great work! You already know, lots of people are searching round for this info, you can aid them greatly.

  2. Dalia Tarufelli

    April 16, 2017 at 5:33 pm

    I truly appreciate this post.Really looking forward to read more. Fantastic.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *