O que mais dá errado nos projetos de TI? - Blog CMMI & MPS.Br

O que mais dá errado nos projetos de TI?

By on April 5, 2011

Independentemente do quanto um projeto de TI possa ter sido bem planejado, é importante perceber que algumas vezes ele é cancelado por razões que fogem ao controle da equipe envolvida. Mas, com exceção de mudanças na gerência ou ainda nas prioridades da empresa, é possível mapear o que não pode dar errado de jeito algum.

Quando a implantação de um projeto de CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente), ERP, CMS (sistema de gestão de conteúdo) se mostra como um grande fiasco, imediatamente é possível detectar falhas de comunicação, problemas relacionados à política interna, atrasos ou até mesmo erros fatais de estimativa de custos.

Diante da inexistência de um único culpado, buscamos analisar todas as variáveis envolvidas. Geralmente, ao fazer perguntas básicas como ‘quem’, ‘o quê’, ‘quando’, ‘onde’ e ‘por quê’, encontramos um meio de começar a investigar as causas do problema.

Entre os requisitos básicos e fatores ambientais necessários para o sucesso de um projeto, pode acontecer um erro minúsculo cometido no início do projeto, e que passou despercebido durante  todo o tempo de desenvolvimento e se transformou em uma bola de neve gigantesca e avassaladora tempo depois.

Um exemplo disso é constatar, já com o projeto implantado, que os colaboradores da empresa não têm instrução suficiente para maximizar o uso de todas as ferramentas disponíveis.

Há quem garanta que para um projeto ser bem-sucedido basta caprichar no planejamento. Trata-se de uma verdade parcial, pois, além da falta de planejamento, é possível elencar outros quatro erros relevantes:

Falhas na metodologia do projeto

Um bom exemplo de como ter um mapa preciso do trajeto que se quer percorrer pode fazer toda a diferença numa viagem. Porque será que  inventaram o GPS? E com relação aos projetos não é diferente, ou estabelecemos todos os itens necessários ao planejamento, desenvolvimento e implementação, ou ficaremos andando em círculos, sem chegar a lugar algum.

Falta de envolvimento dos usuários

Uma das piores coisas que pode acontecer é ouvir de um usuário: “Nós não pedimos isso” ou “Isso está longe de atender às nossas necessidades”. Claro que toda novidade exige um tempo de aculturação, afinal, o que “se fazia de um jeito” passará a ser feito “de outro jeito”, com melhores resultados.

Mas, vencendo a resistência natural dentro das empresas, o projeto tem de atender às expectativas dos usuários.
O problema acontece quando a equipe responsável pelo projeto simplesmente se esquece de envolver pessoas dos mais diversos departamentos, na tentativa de encontrar um eixo de trabalho em comum.

Falta de apoio da alta diretoria

Nesse cenário em que as pessoas tendem a resistir ao que é novo e demanda um mínimo conhecimento tecnológico, será muito mais fácil conquistar o apoio dos colaboradores que vão fazer uso constante das soluções implementadas se pudermos contar com o apoio e o envolvimento dos chefes.

Isso garante mais credibilidade.

Erro no dimensionamento do projeto

Um projeto deve ser visto como uma conquista coletiva, não o feito de uma pessoa só, portanto, não adianta querer abraçar o mundo com as mãos, porque vai sobrar mundo.

É essencial mapear as necessidades da empresa e alinhar o que é possível fazer com os pré-requisitos que se tem em mãos.

Projetos superdimensionados perdem a credibilidade logo de saída e raras são as vezes que são concluídos com sucesso. Algo semelhante acontece também quando são subdimensionados.

[Adaptação do texto de Adriano Filadoro, sócio e diretor de tecnologia da Online Brasil – baguete.com.br]

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Peggie Wangerin

    April 16, 2017 at 7:04 pm

    Really informative post.Really looking forward to read more. Cool.

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