ISO 9001: Porque sua empresa precisa dela? - Blog CMMI & MPS.Br

ISO 9001: Porque sua empresa precisa dela?

By on October 10, 2012

A norma ISO 9001 é uma certificação que reconhece o esforço que a organização faz para assegurar a conformidade de seus produtos e/ou serviços, a melhoria contínua e a satisfação dos clientes. Uma empresa com ISO 9001 diz ao mercado que possui processos estruturados para seus produtos e serviços.

A ISO 9001 pode ser aplicada em qualquer instituição, seja ela pública ou privada, independentemente do setor de atividade ou da dimensão da mesma. As organizações com ISO 9001 não só geram o sentimento de fidelidade nos clientes como também emitem uma imagem positiva para todo o público alvo. Internamente, a ISO 9001 aumenta a organização, o controle e a produtividade no local onde foi implementada.

Benefícios de se ter a ISO 9001

Para os clientes: há clientes que preferem comprar de empresas com a certificação ISO 9001 e estabelecer, assim, uma relação sólida e duradoura, uma vez que eles se sentem seguros em relação à procedência de produtos e serviços, sabendo que não trarão riscos como por exemplo à saúde. Eles também apreciam o fato de estas organizações terem um processo ambientalmente responsável, uma vez que não poluem e apostam na redução de custos – A ISO 9001 propriamente dita não trata questões ambientais, mas cria a base para isso acontecer. Isso certamente traz mais satisfação nas relações comerciais.

Para os funcionários: facilita na hora de treinar novos colaboradores. Isso porque o processo de trabalho é uniformizado, uma vez que a mesma atividade é realizada sempre da mesma forma. Esta uniformidade também ajuda na hora da motivação dos funcionários. Eles se sentem motivados porque sabem que estão exercendo sua função de forma otimizada. Eles também se tornam mais participativos, capacitados e interagem melhor. O desenvolvimento profissional também é um ponto positivo nas organizações certificadas na norma ISO 9001, uma vez que são dadas aos colaboradores mais oportunidades de treinamento, melhorando o seu desempenho, qualidade e produtividade. Neste ambiente certificado, os colaboradores também se sentem mais seguros devido às menores possibilidades de acidentes de trabalho.

Para a sociedade: uma das vantagens desta norma é também trazer benefícios para a sociedade em geral. Como com a ISO 9001 uma empresa tem mais gestão, ela consegue ser mais produtiva, competitiva e gerar mais empregos e impostos. Consequentemente consegue-se um menor consumo de energia, redução do desperdício e redução da quantidade de defeito e isso se converte em retorno financeiro.

Aportar na ISO 9001 é um caminho sem volta pois os retornos são claros e duradouros.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Cira Mooers

    April 16, 2017 at 5:41 pm

    I cannot thank you enough for the article.Thanks Again. Really Cool.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *