“Estava tão ruim que eu tive que refazer” - Blog CMMI & MPS.Br

“Estava tão ruim que eu tive que refazer”

By on June 24, 2011

Em TI provavelmente não exista ninguém que nunca ouviu alguém falar esta frase. É incrível mas, raramente você ouve alguém falar que o trabalho do outro estava bom, seja uma especificação, um programa, arquitetura, enfim, qualquer coisa em TI.

Está frase “Estava tão ruim que eu tive que refazer” traz prejuízos enormes para a empresa, e se o gerente do projeto não ficar atento e coibir fortemente este comportamento, muito dinheiro estará sendo jogado no lixo.

Tempos atrás um amigo comentou o seguinte caso:

A empresa dele foi contratada para fazer um projeto e o mesmo foi iniciado pela área A, o custo do projeto era de 1 milhão, e após seis meses o projeto mudou para a equipe B. A nova equipe, falou que nada poderia ser aproveitado e teria que refazer tudo do zero (porque estava muito ruim). Não se sabe como mas acreditaram neste julgamento e a equipe começou a refazer o projeto (praticamente jogou tudo fora). Porém, o budget não era suficiente então a equipe negociou mais 1 milhão com o cliente. Quase um ano se passou e com a rotatividade alta, uma outra área entrou para ajudar no desenvolvimento. Adivinha o que foi falado dos módulos que eles iriam ajudar? Que “estava tão ruim que teria que refazer” e novamente foram negociar mais budget com o cliente, só que nesta hora o cliente deu um basta falando: “A cada seis meses vocês vêm dobrando o orçamento. Ou entrega com o que foi combinado ou sinto muito, mas teremos que parar este projeto e vocês terão que nos devolver o que já pagamos”.

Quem ganha com uma situação assim? Ninguém. E o pior de tudo é que a empresa perderá o cliente e a credibilidade. E tenha certeza que o menor culpado nesta história é o cliente.

Mas porque isto acontece? Podemos resumir em dois simples fatores: Falta de gestão e ego. O gerente do projeto está lá para entregar o projeto, ele deve mobilizar os envolvidos, comunicar e buscar atender os objetivos do projeto. Cada um no projeto tem suas responsabilidades, suas tarefas e tenho certeza que na EAP não terá nada dizendo “refazer o trabalho já feito”.

Agora vamos nos colocar no papel do cliente, imagine que você está construindo uma casa e após levantar as paredes da mesma o pedreiro sai e você precisa contratar outro. Este novo pedreiro decide derrubar tudo e reerguer novamente porque estava tão ruim que ele teve que refazer. O que você faria com este pedreiro? Quem vai pagar por este prejuízo (e desperdício)?

Assim como seu cliente, você também não ficou feliz com está situação. E agora… a situação parece mais aceitável certo?

Enfim, a sugestão que dou é: Trate duramente situações similares, não deixe as pessoas refazerem um trabalho simplesmente porque não foram elas que o criaram. É impossível que tudo esteja ruim sempre, e se isto está acontecendo em sua empresa, tenha certeza que além de estar jogando dinheiro fora, vocês estão perdendo uma ótima oportunidade de melhorar a rentabilidade de seus serviços.

Abraços e aproveitem o feriado prolongado

 

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Xavier Benito

    April 16, 2017 at 5:47 pm

    Great blog.Really looking forward to read more. Really Cool.

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