Desconfie da frase: “O modelo pede” - Blog CMMI & MPS.Br

Desconfie da frase: “O modelo pede”

By on May 1, 2011

Recebemos muitos emails com perguntas como:

“Meu consultor CMMI falou que eu tenho que fazer isso, desse jeito porque o CMMI pede que seja feito”

“O consultor falou que isso deve ser feito assim porque o CMMI pede”

“Segundo a consultoria MPS.Br temos que fazer desse jeito porque o MPS.Br pede”

Bom… a recomendação que damos é: “Desconfie quando alguém falar: Isso tem que ser assim porque o modelo pede”. O consultor DEVE explicar o valor, porque e quais os benefícios. Vamos lembrar novamente, tanto o CMMI quanto o MPS.Br não definem a forma de como as coisas devem ser feitas. Ambos definem recomendações das melhores práticas de mercado, e estas práticas podem ser atendidas das mais diferentes formas.

Simplificando um pouco, na área de processos de Planejamento de Projetos (PP), temos que realizar o planejamento do projeto e produtos de trabalho, mas não diz como isto deve ser feito. Você realizar o planejamento em doc, em um sistema, escrevendo em um papel, enfim… da forma que você achar melhor, da forma que melhor atender seu negócio.

Os consultores de programas de melhoria de processos devem ter profundos conhecimentos (e normalmente tem) dos modelos e de suas práticas, estes devem ajudar seus clientes a compreender seus benefícios.

Pegando outro exemplo, a área de processo DAR (Análise de Decisão) normalmente é a mais incompreendida, a maioria das pessoas com quem converso não entende pra que serve está área de processos. E ela é realmente bem confusa. Costumo comentar que todo mundo realiza este processo no seu dia-a-dia, só que realiza de forma informal e nem sabe que realiza. Fazemos uma análise semelhante à solicitada em DAR quando por exemplo queremos comprar uma TV, um carro, escolher um serviço e outros. Isto porque definimos opções, definimos o que é mais importante para nós e fazemos uma avaliação de qual será a melhor opção.

Fica a dica: desconfie de frases como “o modelo pede”. Peça que explique o “porque”

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *