Conhecendo o programa 5S - Blog CMMI & MPS.Br

Conhecendo o programa 5S

By on September 23, 2012

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” (Pitágoras)

Os cinco sensos, também conhecidos simplesmente por 5S, são o primeiro passo para a implementação de um programa de qualidade total. É uma metodologia que surgiu no Japão, para tornar e manter limpo, organizado e seguro o ambiente de trabalho ou qualquer outro ambiente. Mas não só, o programa 5S também visa uma mudança de atitude para que os benefícios sejam sentidos em longo prazo.

O que é o programa 5S

O nome surge baseado em cinco palavras japonesas: Seiri (seleção), Seiton (organização), Seisoh (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). Abaixo explicaremos melhor cada uma delas.

Programa 5S: Seleção

É o primeiro passo do programa 5S. Consistem em eliminar tudo que não seja necessário ou útil do local onde o programa esteja sendo aplicado. Não os jogue fora imediatamente, separe os itens que você acredita que não têm utilidade e depois avalie o que deve ser jogado no lixo, o que pode ser doado, vendido ou encaminhado para outro local. A ideia aqui é ganhar espaço, melhor controle de estoque, redução de custos, facilidade de limpeza e manutenção e maior segurança.

Programa 5S: Organização

Agora é necessário organizar o que ficou. Neste passo, selecione um local adequado para cada item. O critério a ser respeitado aqui é facilidade de localização. Separe objetos pequenos em caixas devidamente identificadas. Tudo o que for utilizado com mais frequência deve estar mais facilmente acessível.

Programa 5S: Limpeza

Este passo tem impacto tanto no ambiente físico como no pessoal. Um ambiente limpo é um lugar seguro e saudável. O processo de limpeza deve também ser pensado com cuidado. Defina o que pode ser jogado em cada cesto de lixo. Mantenha limpos corredores, vestiários e outras áreas comuns. As pessoas também devem estar conscientizadas para essa tarefa.

Programa 5S: Padronização

Deve-se então manter o estado de limpeza. Neste passo, tudo deve ser pensado para passar a sensação de limpeza: cores, formas, iluminação, ventilação, vestuário, etc. Não basta estar limpo, é preciso também parecer limpo.

Programa 5S: Disciplina

Éo último passo e, aqui, o processo já não é no ambiente, mas sim nas pessoas que o utilizam. Mudanças simples de atitude ajuda a manter os outros 4 passos: limpeza diária de 5 minutos como rotina, não sujar ou se sujar, limpar imediatamente, guardar no local certo tudo o que se utiliza, etc.

Com o tempo e prática, as medidas dos 5S se tornarão uma rotina e todos só ganharão com isso!

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Dalia Tarufelli

    April 16, 2017 at 7:31 pm

    Thank you for your blog.Really thank you! Fantastic.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *