China: Potência em melhoria de processos - Blog CMMI & MPS.Br

China: Potência em melhoria de processos

By on April 2, 2012

Há até poucos anos atrás a industria da China tinha pouco ou nenhum prestígio, o mesmo acontecia com seu setor de serviços, todavia o governo decidiu mudar isto e colocar o país em outro patamar investindo em melhoria de processos. O direcionamento foi tamanho que houve investimento em praticamente todos os setores e os resultados já estão sendo colhidos. Quando vemos um vídeo como o da construção de um hotel de 15 andares na China em apenas uma semana temos certeza que que valeu a pena o investimento. Olhando mais detalhadamente o vídeo nota-se que não há um tijolo, nada de cimento, tudo é pré-montado e o planejamento, gerenciamento e disciplina é fora de série.

Vendo este vídeo práticamente todas as suas possíveis perguntas são respondidas. Você não vai questionar sobre se a empresa tem um processo, com ela faz o planejamento, gerenciamento, riscos e outros, está tudo lá no vídeo de uma forma bem clara e pragmática e da pra falar “os caras são Fora de Série”.

Isto só foi possível com investimento em processos

A industria automotiva da China

Ficamos impressionados com a quantidade de equipamentos dos carros feitos na China. Não da pra comparar com os similares brasileiros. Os carros de Chinesas como Chegy e Jac Motors por exemplo são todos completos incluindo inclusive sensor de estacionamento, ABS, Air Bag, Trio Elétrico e outros. Não há o que colocar a mais e tudo isso com um preço bem mais em conta que os similares vendidos aqui e ainda por cima a Jac Motors conta com garantia de 6 anos.

A Jac Motors é apenas uma das montadoras de lá e está longe das maiores, e começou a fazer carros ha pouco mais de uma década e já apresenta modelos diferenciados e em padrão de qualidade internacional.

O forte investimento em processos fez da China um dos maiores produtores de carros do mundo e um dos maiores consumidores.

É interessante notar que o foco foi na melhoria dos processos das empresas e não em ações protecionistas e de reserva de mercado como em alguns países que conhecemos. A industria deve ser competitiva e o governo Chines proveu os insumos necessários para isso. Foi um trabalho de anos, mas que deu resultado.

Novamente, isto só foi possível com investimento em processos

O investimento da China em melhoria de processos de software?

Assim como houve investimento em diversas industrias, na TI não poderia ser diferente. Veja o gráfico abaixo que mostra a quantidade de avaliações CMMI nos últimos três anos.

O investimento da China em melhoria de processos está nítido em suas avaliações CMMI

O investimento da China em melhoria de processos está nítido em suas avaliações CMMI

Podemos ver claramente o constante investimento em melhoria de processos no desenvolvimento de software, podemos até chegar a dizer que para cada avaliação CMMI aqui no Brasil há pelo menos 11 noa China, e isto mostra que em pouco tempo a China também será referência no desenvolvimento de software e quem sabe veremos algo em TI como o vídeo do da construção do hotel em uma semana.

O Brasil está andando, mas bem lentamente

Não podemos falar que não houve investimento em melhoria de processos aqui no Brasil, afinal de contas o MPS.Br está ai firme e forte, todavia ainda falta muito, falta a disseminação do MPS.Br pelo Brasil, falta sua inclusão em grades de cursos, falta uma linha de desoneração às empresas que buscam melhoria de processos e falta o apoio forte do governo neste objetivo, ser um país focado como a China.

Há linhas de fomento, linhas de apoio, mas ainda são muito modestas.

A inclusão do modelo MPS.Br ou CMMI na grade curricular das universidades e a criação de cursos de pós voltados ao assunto ajudariam bastante na disseminação, afinal de contas as faculdades não devem apenas formar programadores, certo?

Reflexão sobre a China

A China está ai, a China provou que melhoria de processos vale a pena. Há duas décadas a China praticamente não tinha industria automotiva. O Brasil também quer ser como a China, mas deve primeiramente falar menos e fazer mais (assim como na copa).

No Brasil já muitas pessoas vêem a palavra “processo” como uma coisa feia, ultrapassada, lenta e este pensamento está totalmente errado. Melhoria em processos é justamente o que pode fazer a industria alavancar e evoluir e nossa primeira tarefa é parar para refletir sobre melhoria de processos. Ou será que Japão, China, Alemanha e Estados Unidos que investem fortemente em processos estão errados?

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Janetta Negrete

    April 16, 2017 at 5:45 pm

    Im obliged for the blog article.Really thank you! Will read on…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.