O que é CMMI? - Blog CMMI & MPS.Br

O que é CMMI?

By on August 22, 2008

Logo CMMIComo não poderia deixar, vamos falar do que é o CMMI.

Bom, o CMMI – Capability Maturity Model Integration é um modelo de qualidade mantido pelo SEI – Software Engineering Institute.

Podemos fizer que o CMMI é um framework para melhoria de processos de software. Suas PA’s abrangem todo processo de desenvolvimento melhoram drasticamente a qualidade dos projetos. Ele diz o que fazer mas não o como.

O CMMI não é uma metodologia ou ciclo de vida de projetos.

Os procesoss (negócio) e o desenvolvimento de soluções com engenharia de software são o foco do CMMI. Pela sua estrutura e abrangência poderiamos até dizer que o CMMI “poderia” ser utilizado para outros negócios que não “Software”. Ou seja, várias de suas práticas podem ser utilizadas à projetos de construção civil, administração, marketing e diversos outros.

O CMMI ajuda à organização aprimorar seus processos e se tornar mais madura e eficiente. Os modelos de capacidade e maturidade atingido em seus níveis ajudam a prever o comportamente de um determinado processo diante do cenário ao qual o projeto se encontra. Em resumo, da pra saber se o projeto vai ou não dar certo.

Para a organização, ele ajuda a mesma a conhecer a sí própria e sua performance. Muitas vezes, a realidade doi um pouco, mas, vamos lá… pelo menos você já sabe de verdade como esta e pode montar um plano de ação para atingir as metas da organização.

Quando entendidoe conhecido, o CMMI ajuda as pessoas a identificar o que realmente tem valor e focar. Com isso, otimiza-se os processos e melhora a rentabilidade da organização.

Em resumo, o CMMI é um modelo para a melhoria contínua de processos que “amadurece” as organizações e torna-as mais competitivas.

Veja também: O que é CMMI II, com mais gráficos e mais simples

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Dean Fietek

    April 16, 2017 at 6:31 pm

    Im obliged for the blog article.Much thanks again. Much obliged.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.