DDDM – Data Driven Decision Management - Blog CMMI & MPS.Br

DDDM – Data Driven Decision Management

By on March 19, 2018

O DDDM (Data Driven Decision Management) é abordagem de governança empresarial que valoriza as decisões tomadas com base em dados. O elemento base dessa abordagem são os dados e uma organização de uma forma precisa, confiável e de fácil acesso. Com isso é possível aproveitar o DDDM para a gestão do negócio. Basicamente as principais decisões são tomadas com base em dados. Essa cultura traz maior assertividade na tomada de decisões pois a opinião ou sentimento recebem menor importância quando comparada com dados.

Uma empresa com a abordagem DDDM tende a ter uma taxa de acerto muito maior do que as empresas tradicionais.

Deming já dizia que “sem dados você é apenas mais uma pessoa com sua opinião”. Essa frase é emblemática e diz muito sobre a gestão no dia-a-dia. Como exemplo: Várias pessoas podem dar sua opinião sobre o desempenho de um projeto, algumas podem chegar próximo do resultado, mas a tendência é que o índice de erro seja grande. Somente avaliando os dados do projeto conseguiremos saber seu real desempenho. Os indicadores mais comuns neste caso são CPI e SPI.

Dados é uma coisa abundante hoje em dia. Todos temos dados de praticamente tudo como dados de vendas, de projetos, de serviços, de performance, dos funcionários, de marketing e diversos outros, entretanto o grande problema está no uso destes dados para a tomada de decisões na empresa. Ainda são poucas as empresas que conseguem aproveitas esse mundo de dados abundantes.

O grande dilema hoje é: Transformar dados em informação

Pessoas com esta habilidade são raras e muito valorizadas no mercado. Há diversas ferramentas de Business Intelligence e a cada vez mais estas ferramentas contam com facilidades e templates para ajudar os clientes. Conseguir compreender e juntar o ferramental com as necessidades de negócio é a base para o DDDM.

Um estudo do MIT apontou que as empresas que utilizam DDDM são 4% mais produtivas e 6% mais rentáveis. As organizações buscam o DDDM para se colocarem a gente tomando decisões da forma correta. Com base nos dados.

Organizações com DDDM conseguem ser mais rentáveis simplesmente porque erram menos. As decisões são tomadas com base nos dados, que se valem de análise de comportamento, experiências passadas, modelos preditivos e outros.

Ferramentas como Dashboards ajudam os executivos a responder as perguntas do negócio mais rapidamente e consequentemente tomar decisões mais rápidas e a evolução natural desse processo é a IA que analisa o comportamento dos dados e responde as perguntas com mais precisão e utilizando-se da experiência passada. Um excelente exemplo disso é o que o Watson está fazendo no mercado jurídico dos EUA.

Após o DDDM se tornar parte da cultura organizacional a mesma pode se tornar uma DDDO (Data Driven Decision Organizacion), mas isso é assunto para um próximo texto.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *