Brainstorm: o que é e quais são suas vantagens - Blog CMMI & MPS.Br

Brainstorm: o que é e quais são suas vantagens

By on September 25, 2012

Brainstorm significa tempestade cerebral ou, ainda, tempestade de ideias. É uma atividade utilizada par explorar a capacidade criativa das pessoas.

A técnica de brainstorm foi desenvolvida por Alex Osborn, um publicitário norte-americano. Ela consiste na reunião de um grupo de pessoas que oferecem sugestões e ideias sobre determinada situação. O objetivo da sessão de brainstorm é facilitar a criação de soluções inovadoras para resolver problemas específicos.

Como funciona o brainstorm?

O brainstorm é dividido em duas partes: a produção das sugestões e a avaliação das ideias sugeridas. Algumas regras devem ser seguidas em uma sessão de brainstorming, como, por exemplo, durante o brainstorm é proibido debater e criticar as ideias sugeridas pelos participantes. Isso serve para evitar que tais atitudes causem inibições e os participantes deixem de dizer tudo o que pensam, uma vez que quanto mais ideias forem apresentadas, melhor para a sessão. Outras regras ditam que nenhuma ideia deve ser desprezada e também deve haver igualdade de oportunidade entre todos os participantes para exporem suas sugestões.

Vantagens do brainstorm

  1. O brainstorm permite maior interatividade, oferecendo as pessoas a interagirem umas com as outras, uma vez que é uma técnica utilizada essencialmente em grupo.
  2. A técnica de brainstorm que as pessoas exponham seus pensamentos de onde podem surgir ideias inovadoras e que de outra forma nunca seriam apresentadas.
  3. Os colaboradores se sentem mais valorizados, uma vez que a empresa se preocupou em ouvi-los. Isso aumenta a motivação, principalmente quando uma ou várias das ideias apresentadas são implementadas na empresa e dão bons resultados.
  4. Como as ideias vêm de pessoas que realmente conhecem a empresa, as possibilidades de essas ideias resolverem os problemas apresentados são grandes.
  5. Ajuda no ambiente geral da empresa, principalmente em relação ao espírito de equipe. Isso estreita as relações entre os participantes.
  6. O brainstorm melhora a comunicação entre as pessoas, uma vez que elas, dia a dia, vão perdendo o receio de que suas ideias sejam rejeitadas.
  7. A relação entre os gerentes e a equipe é fortalecida.
  8. O brainstorm incentiva as pessoas a desenvolverem melhores suas capacidades, uma vez que é estimulado que cada um ofereça o melhor de si nessas reuniões.

 Brainstorm na prática

É muito fácil fazer um brainstorm, isso pode ser feito através usando papel, quadro para escrita, lousa ou uma ferramenta online. Aproveitando uma excelente ferramenta para brainstorm é o Mindmeister, com ele você pode montar um  mapa mental em uma sessão de brainstorm, compartilhar com outras pessoas e permitir a edição. Experimente o MindMeister aqui!

Mindmeister para uma sessão de brainstorm

Mindmeister para uma sessão de brainstorm

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.