Tipos de liderança: Qual o melhor? - Blog CMMI & MPS.Br

Tipos de liderança: Qual o melhor?

By on September 24, 2012

Uma definição simplificada diz que a liderança é a arte de conduzir pessoas individuais ou grupos de pessoas de forma a alcançar resultados com sucesso. Essa habilidade de motivar e influenciar ética e positivamente outras pessoas tem um papel fundamental no contexto profissional atual, uma vez que as empresas passam por grandes desafios e precisam criar estratégias para que o trabalho, seja ele em equipe ou individual, seja executado com êxito.

Tipos de liderança

“Liderar não é tanto uma questão de mão pesada, mas mais de assento firme”
– José Ortega y Gasset

Liderança Coaching

Neste tipo de liderança, o líder pratica o coaching, ou seja, ele orienta os seus liderados a aprimorarem o próprio desempenho e desenvolverem habilidades e competências com o objetivo de obter constantemente melhores resultados. O foco, portanto, não passa apenas pelos interesses do líder ou da empresa, mas visa também o aperfeiçoamento e realização do indivíduo.

Liderança Participativa

Este método se assemelha bastante com a Liderança Coaching, uma vez que também visa o desenvolvimento de seus liderados para alcançar resultados. Neste tipo de liderança, também conhecida como liderança democrática, todas as opiniões são ouvidas e levadas em conta nas tomadas de decisões. Sua maior vantagem é a autonomia do grupo mesmo na ausência do líder.

Liderança Autocrática

A liderança autocrática ou autoritária é aquela em que o líder toma todas as decisões sozinho, sem nenhuma participação dos liderados. O líder que pratica este tipo de liderança não delega trabalho, não valoriza as competências e habilidades dos liderados, causando desconforto e opressão. Este líder gera um ambiente de trabalho onde os liderados são constantemente pressionados e cobrados, tendo que assumir um comportamento submisso.

Liderança Liberal

É o tipo de liderança que permite que os seus liderados exerçam as suas funções sem interferência direta. Eles são os responsáveis pelos próprios resultados. Por isso, pode também ser sinónimo de liderança negligente e fraca.

Liderança Paternalista

Aqui, o líder e os liderados mantêm relações interpessoais como as de pai e filho. É mais confortável para os liderados e evita conflitos, mas é questionável a sua vantagem para as empresas.

Há ainda outros tipos e estilos de liderança. Cabe a você escolher o que se adequará melhor ao seu cargo e sua empresa.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.