Técnicas para falar em público e perder o medo - Blog CMMI & MPS.Br

Técnicas para falar em público e perder o medo

By on September 11, 2012

Falar em público ou falar para uma plateia não é algo fácil para a maioria das pessoas e muitos de nós temos medo deste momento. Mas afinal do que temos receio? Porque temos medo de falar em público? Das pessoas, de possíveis erros, de nossa postura não ser a correta ou mesmo de não estarmos bem arrumados? Na verdade, temos receio do que as outras pessoas vão achar de nós. Estamos sempre pensando que a platéia vai estar prestando atenção ao mais pequeno pormenor, desde os movimentos das mãos até ao mais pequeno erro pronunciado. Assim, para ser um bom orador, o segredo de falar em público passa por transmitir a todos a mensagem de forma a que eles mesmos se sintam empolgados e com vontade de participar e de debater o assunto.

Devem ser adotadas estratégicas para vencer ou diminuir a dificuldade de falar em público, mas exigem muita preparação, treinamento e algumas simples técnicas.

O primeiro passo para conseguir falar em público, é conhecer os seus medos. O medo de errar, de não ter talento, de receber uma pergunta difícil, do riso da plateia ou até mesmo de cair são alguns dos possíveis motivos. O importante é estar consciente de que qualquer pessoa que esteja em seu lugar, também teria as mesmas dificuldades. A verdade é que quem já falou em público e enfrentou uma platéia, passou por isso e sentiu aquele arrepio no estômago na hora de falar em público, em especial na hora que vê aquela platéia ansiosa. O problema é que umas pessoas enfrentam esse medo e outras se deixam bloquear pelo pânico. Não se intimide, pois se, por exemplo, foi convidado para falar em público, é porque há algum potencial reconhecido pelos outros. Deve aproveitar essa oportunidade e arriscar ao máximo, procurar vencer todas as dificuldades sentidas para ser bem sucedido. Com o tempo você desenvolve suas próprias técnicas e perde o medo de falar em público.

Técnicas para falar em público

Para minimizar todos esses receios há algumas técnicas, deve saber tudo o que vai falar no início do discurso, palavra por palavra, pois é nesse momento que estará liberando a adrenalina. Sempre que for falar em público, procure levar um guia com os passos, mesmo que não seja necessária sua utilização, assim você ficará mais tranquilo.

Ao chegar diante da plateia, não tenha pressa em iniciar. Procure respirar o mais tranquilo que puder, acerte o notebook sem pressa, olhe a platéia lentamente e comece a falar com o volume de voz mais baixo, para que não demonstre insegurança.

Não saber como colocar suas mão é outra dificuldade. Nunca as esconda, procure fazer movimentos naturais e variados. Mas lembre-se que as mãos são apenas um complemento, nunca devem ser o centro das atenções do seu discurso, pois as pessoas deixariam de prestar atenção ao que está dizendo.

Deve-se olhar para toda a plateia, pois concentrando-se em apenas um ponto, pode deixar o público desinteressado. Um conselho é dividir a platéia em três partes, central, direita e esquerda e ir olhando alternadamente para cada uma delas.

Conquiste a platéia e falar em público será mais fácil

Se você tem interesse em manter a platéia atenta e concentrado, o seu tom de voz tem de cativá-la. Procure aumentar o tom de voz quando vai falar algo importante e ao longo do discurso mantenha um tom suave.

Se por alguma razão der o branco, não fique desesperado. Diga de novo a última frase, pode acontecer se lembrar. Caso não aconteça, diga à sua platéia que mais adiante voltará a esse tema.

Apesar de todas estas técnicas para falar em público e enfrentar a tão temida platéia, nada substitui um aprofundado estudo do tema e uma rigorosa preparação. Conte-nos quais técnicas você usa para enfrentar uma platéia e falar em público.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Benny Lattner

    April 16, 2017 at 5:55 pm

    Awesome blog article.Thanks Again. Really Cool.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.