Pessoas não são Recursos! - Blog CMMI & MPS.Br

Pessoas não são Recursos!

By on August 8, 2010

Você não fica chateado quando vê alguém falando de pessoas como simples recursos da empresa?

Não estamos questionando (por enquanto) a disciplina de recursos humanos ou os processos atuais de gerenciamento de pessoas.

Veja bem, o problema não é utilizar o termo recursos humanos, mas sim tratar as pessoas como simples recursos !!!
Estamos cansados de ver gente que se auto-denomina líder, tratar as pessoas como mais um recurso da empresa, como se fosse um computadores, mesas ou cadeiras.

A palavra recurso está diretamente ligada a questão de números e indicadores de uma empresa, ou seja: metas, custos, rentabilidade, diferencial competitivo, etc… Neste contexto trata-se a pessoa como simples recurso comparado aos demais de uma cadeia produtiva, como: máquinas, móveis e coisas do gênero. Dessa forma, a pessoa é vista como algo descartável e que pode ser substituída, movida ou excluída da cadeia a qualquer momento, visando sempre as questões financeiras da empresa. Ou seja, o velho e bom Lucro.

Já a palavra pessoa está muito mais ligada ao lado humanista da relação empresa x profissional. Quando falamos em gestão de pessoas estamos dando outro foco ao processo e à relação.

Ora, uma pessoa não é um simples objeto como uma máquina, que pode ser substituída visando um aumento da margem de rentabilidade ou então porque a empresa comprou um modelo melhor.

Uma pessoa é dotada de inteligência, pensamentos e sentimentos; tem vida própria; família e amigos e objetivos pessoais e profissionais que devem ser vistos e considerados pela empresa.

Então não é só uma questão de qual palavra vamos usar, mas sim do sentido que estamos dando a essa relação: Empresa x Profissional.

Quem nunca ouviu uma frase parecida com essa:
“Então pessoal, se o recurso não se adequar ao processo teremos que substituí-lo…”
ou então:
“Temos que garantir que os recursos atendam aos prazos e expectativas do projeto…”
ou ainda pior:
“A equipe já está conosco há algum tempo e o salário está alto. É hora de renovar nossos recursos. Precisamos de renovação!”

Afinal, recursos podem ser substituídos a qualquer momento, certo? Eles são exatamente iguais a uma mesa ou cadeira… Então, ligue no 0800 e peça pra entregar mais uns 10 recursos pra gente :S

O indivíduo que usa essa terminologia de recurso para se referenciar a uma pessoa, acha que está de fato atualizado com as melhores práticas em gestão de pessoas. Apenas por usar a difícil palavra: Recurso.

E a pior é ver que tem muita empresa se dizendo ágil, mas ainda utilizando o termo recurso para as pessoas, e tratando seus profissionais como meros recursos.

Aliás, primeiro item do manifesto ágil é: Resources and interactions over processes and tools. Certo?
Não! o correto é: Individuals and interactions over processes and tools!

Temos que entender que as pessoas são importantes peças numa organização. Seja ela uma fábrica de carros, de móveis ou empresa de serviços de TI. Se você é daqueles que só enxergam o recurso, talvez seja hora de conversar e interagir mais com as pessoas que o cercam…Tente isso e com certeza você verá a grande diferença que uma simples palavra pode fazer

E você… o que acha disto tudo?

[André Nascimento]

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.