O bom líder sabe o valor de sua equipe - Blog CMMI & MPS.Br

O bom líder sabe o valor de sua equipe

By on October 21, 2012

Muitas vezes não associamos o nível de motivação de uma equipe ao estilo de seu líder. No entanto, é o tipo de liderança que parte pode influenciar o comportamento da equipe, pelo grau de liberdade que o líder lhe confere ou pelo tipo de normas de trabalho. Em conversa entre amigos, por exemplo, ouvimos muitas vezes pessoas dizerem que já não estão suportando seu trabalho, que seu salário é baixo, que os outros colegas não realizam as tarefas da melhor forma ou que estão trabalhando demais. Essas queixas seriam minimizadas se o líder de determinada equipe se preocupasse não apenas com o trabalho em si, mas também com os seus funcionários, suas dificuldades, pontos fortes e interesses.

Um líder capaz de motivar

Um líder deverá ser um elemento motivacional, capaz de comunicar com os membros da equipe, dando importância a suas idéias e experiências, transmitindo segurança e incentivando o trabalho bem feito. Neste cenário, os funcionários estariam satisfeitos, se sentindo motivados e empenhados, o que contribuiria para a melhoria na produtividade. É importante que a equipe receba feedback do seu líder, dizendo tanto as coisas boas quanto as ruins e o que pode ser melhorado. O líder deve ter habilidades para questionar um trabalho mal feito e instruir em sua boa execução.

O líder e os elementos motivacionais da equipe

Como se verifica em muitas empresas, pessoas sem motivação não tem boa produtividade. Nestes casos, é importante fazer uma análise de todos os elementos da equipe, verificando quem são os funcionários mais motivados. São essas pessoas que poderão influenciar os colegas, para que estes comecem a se sentir mais motivados e com cada vez mais vontade de fazer um bom trabalho. É muito importante que nos grupos existam alguns elementos motivadores, pois são pessoas cujas capacidades são reconhecidas pela equipe e passam confiança. São indivíduos que se importam mais com as oportunidades do que com os e problemas, procurando fazer de uma dificuldade uma possibilidade de sucesso e conseguem influenciar os restantes elementos da equipe, para que estes se sintam motivados e acreditem nas suas suas potencialidades e nas da empresa – este é o líder. Uma pessoa que acredite no sucesso da organização onde trabalha, terá vontade de dar tudo por tudo para que as coisas corram da melhor forma, para que os objetivos sejam compridos. Assim, os funcionários irão sentir-se parte da empresa e a segurança relativamente ao emprego será cada vez maior.

O tipo de liderança mais eficaz

O tipo de liderança em uma organização é um fator determinante para o sucesso da mesma. O líder de uma equipe deve dar importância não só ao trabalho, mas também às pessoas, a sua equipe, fazendo o possível para que estes se sintam bem na empresa. O líder deve procurar entender a forma como seus funcionários agem e pensam. O relacionamento entre o líder e a equipe, vai fazê-los conhecerem-se cada vez melhor e ganhando confiança entre eles e com o próprio líder. Quando ele elogia alguém, este irá se sentir mais motivado. É importante que seja adotado um tipo de liderança em que os bons desempenhos sejam reconhecidos sempre que forem merecidos. Uma pessoa sempre que recebe um elogio, tem tendência a fazer mais e melhor, pois fica sentindo o seu trabalho e o seu esforço foram apreciados. Desta forma, a sua motivação aumenta cada vez mais e o gosto por se sentir parte integrante da empresa vai criar um elo forte entre ambas, o que contribui para sentir mais segurança e estabilidade no emprego.

O líder se comunicando com sua equipe

O líder se comunicando com sua equipe

Atitude do líder perante erros da equipe

É necessário que o líder não demonstre preferências por um ou outro funcionário. Ele deverá tratar todos por igual, dando oportunidades iguais. Sempre que haja dificuldades, ele deverá apoiar e ajudar, para que estas sejam superadas. Caso se verifiquem erros no trabalho, o líder terá que procurar quais as causas e, após  ter analisado, deverá explicar porque aconteceram e como agir para que não se voltem a repetir. Ninguém deverá ser repreendido na frente de toda a equipe. Idealmente, o líder terá que ter a preocupação em falar individualmente nestes casos e apenas chamar à atenção demonstrando insatisfação no caso de ser uma reincidência no mesmo erro. Para alguém que teve uma falha no trabalho, é importante que lhe seja explicado o que aconteceu e porque aconteceu, indicando a melhor forma de realizar essa tarefa, para que sejam minimizadas as possibilidades de o mesmo voltar a ocorrer. Esse tipo de atitude será o melhor a adotar, pois um estilo de liderança em que a chefia se preocupa não só com o o trabalho realizado, mas também com os indivíduos.

É essencial tratar bem as pessoas, procurando entendê-las, fazendo todos sentirem-se importantes para o grupo e para a empresa. Todo o mundo gosta de ter sucesso profissional, e ver as suas capacidades reconhecidas. Um fato importante a ter em atenção é o de procurar dar continuidade, no sentido de manter o êxito do grupo de trabalho, neste caso é necessário assegurar a coesão e o espírito de equipe, fazendo os possíveis para que não haja rivalidades. O grupo deve trabalhar para assegurar os objetivos que foram previamente definidos, devendo o líder criar e manter um clima favorável propício a um bom relacionamento entre todos, de forma a haver tranquilidade, tolerância, paciência e esprírito de ajuda. Só assim é possível estarem todos, lídere e equipe, motivados e lutarem pelos mesmos interesses.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Valentine Hankel

    April 16, 2017 at 7:06 pm

    Thank you for your post. Really Great.

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