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Construindo equipes vencedoras em sete passos

By on February 6, 2012

O mercado está cada vez mais competitivo e acirrado e para conseguir vencer é necessário ter os melhores, todavia está não é uma tarefa fácil ainda mais em um mundo onde há especialistas na criação de curriculuns que transformam atividades rotineiras em feitos históricos no papel.

Uma equipe vencedora é uma equipe que trabalha como um time, como uma só organização onde todos se comprometem, se completam, focam no resultado e se ajudam. Em um mundo onde o individualismo vem crescendo à cada dia, está se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Mas voltando à pergunta inicial, como criar uma equipe vencedora?
Aqui vai um conjunto de sete passos que irão direcionar os esforços e aumentar as chances de sucesso. Aproveito ainda para recomendar o livro “A cabeça de Steve Jobs” que comenta com ele conseguiu este feito tanto na Pixar quanto na própria Apple.

1. Encontre as pessoas certas

A primeira ação é definir qual o perfil que você precisa na sua equipe. Muitas empresas pecam focando apenas no perfil técnico e esquecem do comportamental que é tão importante quanto (e em alguns casos até mais). A procura de profissionais também deve ser constante e não se limitar apenas às respostas às vagas. Consultas a redes sociais, congressos, cursos, tudo conta. Você pode encontrar um grande talento em qualquer lugar. Aprenda à identificar um talento e contrate-o.

2. Estabeleça um processo e siga-o

Desenvolta um processo de contratação, utilize técnicas de entrevista, identificação de habilidades, disciplina, comportamentos e outros. Procure identificar se o candidato possui “o espirito” da empresa, se ele se adequará ao dia-a-dia da mesma. Isto pode ser facilmente identificado colocando situações reais ao candidato e verificando qual seria seu comportamento.
Também não se esqueça de conversar com o candidato e analise sua experiência e habilidades. Não confie apenas no que está escrito no CV, verifique!

3. Direcione e instrua

Se um dos grandes problemas no gerenciamento de projetos é a comunicação então é bom assegurar que o outro lado entendeu corretamente o que deve ser feito. Após explicar o que deve ser feito. Um grande amigo tem a prática de perguntar ao profissional o que ele entendeu. É uma ação simples e que pode evitar muitos problemas. Deve-se ter em mente que as pessoas não vão advinhar o que você quer, logo, instrua e direcione. Faça verificações periódicas para corrigir eventuais desvios de rumo.

4. Lidere com entusiasmo

Você deve encorajar as pessoas à atingir os objetivos, deve também ajudar na eliminação de barreiras e prover os insumos para que os trabalhos sejam bem executados. Identifique quais as principais qualidades e pontos de melhoria nos profissionais, direcione os trabalhos que cada um faz melhor e trabalhe nos pontos de melhoria. Motive o crescimento profissional e pessoal das pessoas pois assim eles poderão render ainda mais.
Seja o líder e não o chefe.

5. Reconheça o mérito

Crie critérios claros e quantitativos para medir a performance dos trabalhos, torne estes critérios públicos e acompanhe periodicamente. Planos de ação devem ser endereçados quando de problemas e acompanhados até sua correção. Um método o 5W2H pode auxiliar bastante e de uma forma prática.

6. Forneça feedback

O feedback é uma ferramenta essencial para equipes vencedoras. Você deve não apenas fornecer feedback dos trabalhos como obter também o feedback de sua liderança. As pessoas somente serão francas quando sentirem que o processo é sério e íntegro e isto é muito difícil de se conseguir. Como contingência, uma área independente como por exemplo o RH pode apoiar nesta atividade. Não se esqueça também de que o feedback deve ter planos de ação para endereçar os problemas.

7. Decida!

Tome decisões! Pior que uma decisão errada é a eternidade sem uma decisão. Normalmente a equipe entende isto como fraqueza e consequentemente perde-se a figura do líder.
O mesmo vale quando de desempenhos aquém do esperado.
Deve-se tomar ações de correção rapidamente. Não perca o timing.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

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