Como manter uma equipe motivada? - Blog CMMI & MPS.Br

Como manter uma equipe motivada?

By on September 21, 2012

“Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas querem fazer.”
-Dwight Eisenhower

Manter uma equipe motivada não é tarefa fácil. De acordo com alguns estudos, manter a motivação de equipes é possível, mas deve-se criar uma ligação evidente entre os objetivos pessoais e os profissionais. Importar-se sinceramente com o trabalho das pessoas, reconhecer as habilidades dos mesmos e criar elementos de diferenciação e recompensa podem ser seus aliados na hora de manter a equipe motivada.

Dicas para manter uma equipe motivada

1. Os objetivos devem ser sempre claros e objetivos

E sempre que possível, quantitativos. Estabelecer que naquele mês determinado produto deve ter uma quantidade determinada de unidades vendidas, criar uma meta real a ser alcançada e mais motivadora do quando o número fica em aberto, metas reais ajudam a manter a equipe motivada. Sempre que o número de vendas determinado for alcançado, prometa também um bónus para que manter a equipe motivada. Mas tenha atenção, estes objetivos devem ser alcançáveis, caso contrário o efeito pode ser exatamente o oposto do que se pretende.

2. Fortaleça o espírito de equipe

A competição entre os colegas de trabalho pode ser benéfica para o resultado final ou não. Pessoas que têm um ambiente de trabalho agradável trabalham melhor e se sentem mais motivadas. A equipe se sentirá segura e motivada se souber que pode contar com a ajuda do colega ao lado.

3. Demonstre confiança na equipe

Nada ajuda mais a ter uma equipe motivada do que as pessoas se sentirem bem naquilo que fazem e terem o seu trabalho reconhecido. Por isso, confie nos seus colaboradores, delegue trabalho e não se esqueça de reconhecer sempre uma tarefa bem realizada. Confiança é um dos principais elemento para se ter uma equipe motivada.

4. Treinamento é uma boa forma de manter a equipe motivada

Se há algo que todos os funcionários desejam, principalmente os mais novos, é a capacidade de melhorar ou acrescentar habilidades. Oferecer treinamento como um bônus por objetivos conquistados irá motivar seu funcionário e você também ganhará com isso. Como instrumento de premiação, a empresa terá uma equipe motivada a alcançar os objetivos e consequentemente o treinamento.

5. Reconhecimento

Reconhecer um bom trabalho realizado em equipe é um dos fatores mais poderosos para ter uma equipe motivada. Quando uma pessoa tem uma boa reputação ela se preocupa em mantê-la. O mesmo acontece com as equipes, com a vantagem de que eles próprios podem se automotivar depois.

Estas atitudes simples podem fazer toda a em ter ou não ter sua equipe motivada.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *