Autoconfiança e liderança: uma relação de sucesso - Blog CMMI & MPS.Br

Autoconfiança e liderança: uma relação de sucesso

By on October 23, 2012

A autoconfiança é uma competência extremamente importante em um líder. Somente com autoconfiança em suas capacidades que o líder se sentira capaz de realizar seus objetivos e influenciar as pessoas de forma positiva a cumprirem as metas estabelecidas.

Pessoas sem autoconfiança estão sempre em um estado de dúvida e incerteza quanto às suas habilidades, características que um líder não deve transmitir, uma vez que as competências e conhecimentos são absorvidos por receios, medos, pensamentos negativos que não ajudam o líder a consolidar seus objetivos.

Um líder deve ter autoconfiança

Manter o equilíbrio é importante para a autoconfiança: em situações em que se sente pouco confiante, seu corpo reage entrando em um estado de ansiedade, onde você imagina cenários pessimistas e até catastróficos. Por isso, tentar manter o equilíbrio fará com você veja com mais clareza de ideias e passar segurança aos liderados.

Seja imparcial e justo: culpar os outros pela sua falta de confiança não resolverá o problema. Assuma os problemas que surgirem a partir de suas atitudes. Identificá-los é o primeiro passo para conseguir corrigi-los. Tenha sempre uma atitude proativa na liderança.

Autoconfiança e otimismo: os líderes felizes são, geralmente, mais confiantes. Os liderados têm mais facilidade de seguir pessoas que veem soluções e não problemas, que não perdem tempo tentando encontrar culpados e sim usam o tempo para buscar alternativas. Um líder otimista também será capaz de motivar mais facilmente os liderados, uma vez que vê os obstáculos como desafios a serem superados.

Não hesite: os bons líderes, não hesitam, são pessoas decididas. Quanto mais hesitar, mais inseguro ficará e mais desmotivado deixará seus liderados. Não há lugar para dúvidas e incertezas que apenas passam a imagem de insegurança e fraqueza, características dispensáveis em um líder. Ninguém quer um líder hesitante e sem autoconfiança.

Estabeleça metas: um bom líder planeja bem, cria metas realizáveis, envolve também os liderados na busca do melhor processo para executar uma tarefa.

Seja persistente: os bons líderes tem autoconfiança e não desistem frente ao primeiro obstáculo. Eles são insistentes porque acreditam realmente na capacidade de realizar os objetivos em conjunto com os liderados!

Autoconfiança e liderança: uma relação de sucesso

Autoconfiança e liderança: uma relação de sucesso

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Deon Dellis

    April 16, 2017 at 5:31 pm

    I really liked your blog article.Much thanks again. Keep writing.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *