Auto motivação em cinco passos - Blog CMMI & MPS.Br

Auto motivação em cinco passos

By on September 30, 2012

“Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação.”
– Frank Tibolt

Auto motivação é a capacidade de motivar a si mesmo, sem a necessidade de influência de outras pessoas. Se você não nasceu com essa habilidade que faz a diferença entre pessoas bem-sucedidas e fracassadas ou se a sua motivação se altera várias vezes durante uma tarefa, veja aqui, em cinco passos como ter auto motivação para a conquista de objetivos

Cinco passos para auto motivação

Passo 1 para auto motivação – Estabeleça metas

Você precisa ter objetivos. O primeiro passo é escrevê-los. Divida-os por objetivos diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Se quiser ir mais longe esteja à vontade. A ideia aqui é que você descubra o que quer e lute por isso. Quanto mais detalhados estiverem os objetivos, mais real irá parecer e você terá auto motivação para realizá-los.

Passo 2 para auto motivação – Pense no resultado final

Quando se sentir desmotivado, pense apenas no resultado final. Isto fará com que você se lembre pelo que está dispendendo tanto esforço. Pense na forma como se sentirá feliz ou aliviado depois da tarefa cumprida. Nas recompensas que obterá: dinheiro, reconhecimento, promoção. Isto é um forte fator de auto motivação e certamente fará com que os esforços se tornem agradáveis e justificados.

Passo 3 para auto motivação – Mantenha o foco no objetivo

Certamente muitas outras tarefas irão surgir, seja no trabalho ou na vida doméstica. Elas vão lhe roubar tempo ou paciência. É aqui que muita gente desiste e perde a auto motivação. Mas não se deixe desanimar, tenha sempre em mente o objetivo e o resultado final. Ponha lembretes, imagens, qualquer coisa que faça você se lembrar do quanto quer atingir aquele objetivo. Gere sua auto motivação!

Passo 4 para auto motivação – Elimine o estresse

O estresse diminui a motivação e faz mal a saúde física e psicológica. Por isso, torna-se imperativo que você elimine todas as fontes que causam estresse: resolva imediatamente todos os problemas, seja organizado, aprenda a gerir melhor o seu tempo, estabeleça prioridades. Manter o estresse afastado irá aproximá-lo de seu objetivo.

Passo 5 – Alimente a autoestima e autoconfiança

Este passo é fundamental. Se perder a autoestima e a autoconfiança, certamente perderá também a sua motivação. Por isso, todos os dias tenha atitudes para que sua autoestima e autoconfiança cresçam sempre.

Não esqueça siga esses passos e gere sua auto motivação.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Xavier Benito

    April 16, 2017 at 7:01 pm

    I value the article.Thanks Again. Fantastic.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.