A diferença entre chefe e líder - Blog CMMI & MPS.Br

A diferença entre chefe e líder

By on May 28, 2010
Há tempos, definiu-se como líder, aquela pessoa que tem seguidores atraídos pelo carisma e confiança. Um chefe por sua vez, tem autoridade única e exclusivamente pelo cargo que detém. Desta forma, podemos dizer que todo líder tem completas condições de ser um chefe, mas temos que refletir se: E o contrário, é possível?

Chefiar é buscar resultados, planejar os trabalhos das pessoas, organizar, priorizar, manter e controlar. Estas nada mais são que  funções básicas, porém, hoje em dia, para chefirar também é necessário motivar as pessoas. Com uma equipe motivada consegue-se melhores resultados e um clima melhor (e nem preciso dizer que reduz o custo e aumenta a produtividade).

Ser chefe é bem mais fácil pois o poder conferido ao cargo por sí é o aparato necessário. O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.

Diferentemente das épocas anteriores, hoje as pessoas escolhem onde querem trabalhar. As pessoas da Geração Y, não se prendem mais a uma empresa, logo, se não estiverem satisfeitas em seu local de trabalho trocarão tão fácil quanto trocam de roupa. E… com o mercado aquecido, provavelmente elas não ficarão um dia sequer desempregadas. Isso deveria ser motivo suficiente para as empresas preferirem ter líderes e não chefes.

Hoje, todo chefe tem o discurso de líder na ponta da língua, é um discurso bonito, e todos gostam de ouvir, porém suas ações lhe dirão se ele é realmente um líder. Talvéz a até tenha mudado a forma de pensar, mas não a de agir e isto leva tempo.

Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Ele consegue unir um grupo, representa-lo e leva-lo a atingir objetivos.

Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo.
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo.

Diferenças entre ser chefe e líder

  • O Chefe empurra – O Líder puxa
  • O Chefe comanda – O líder comunica
  • O Chefe é o “dono da boiada” – O líder é o maestro
  • O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
  • O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
  • O Chefe administra – O líder inova
  • O Chefe cópia – O líder é original
  • O Chefe mantém – O líder desenvolve
  • O Chefe pergunta “como” e “quando” – O líder pergunta “o quê” e “por quê?”
  • O Chefe convive melhor no “status-quo” – O líder desafia, muda
  • O Chefe é um bom soldado – O líder é ele mesmo
  • O Chefe faz a coisa corretamente – O líder faz a coisa certa
  • O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
  • O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
  • O Chefe busca “status” de vida – O líder privilegia qualidade
  • Os Chefes são obedientes – Os líderes contestadores
  • Os Chefes são fazedores – Os líderes criativos.
  • O Chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos

“Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes”
Hoje, os cargos de chefe estão sendo extintos, dando lugar aos gestores, pois hoje nínguém mais chefia e sim gerencia pessoas.

Particularmente tive muitos líderes, grandes maestros e mestres. Cada um se destacando melhor em uma ou outra área, mas, aprendi muito com cada líder. Hoje, todos são muito amigos.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

15 Comments

  1. Felipe

    June 7, 2010 at 11:59 am

    Concordo com tudo o que foi dito. Realmente liderar pessoas é muito mais dificil do que ‘chefiar’ máquinas humanas.

    Porém o que tenho visto é que os requisitos (para uma vaga de emprego com cargo de chefia) são exatamente os descritos no texto, mas na hora de escolherem os candidatos, as empresas dão mais valor ao conhecimento técnico do profissional, e deixam a habilidade de liderar pessoas em segundo plano.

    Creio que é muito mais fácil treinar uma pessoa para se adaptar e obter conhecimento de alguma técnica/metodologia do que treiná-la para se relacionar com pessoas.

  2. Marcela A Fontes

    June 7, 2010 at 1:41 pm

    Eu vejo isso também. As empresas contratam um líder pelo conhecimento técnico, se o candidato é um programador java bom e ta cheio de certificação ele é contratado. Muitas vezes perde-se um excelente programador e ganha um gerente mediocre.
    Na nossa área as empresas tem que aprender a contratar líderes.
  3. Daniel Fernandes

    May 9, 2011 at 7:11 pm

    Acabei de demitir meu chefe.
    E enviei este link para ele.
    Espero que ajude para ele deixar de ser chefe e tornar-se um líder.
  4. Et Bilu

    May 9, 2011 at 8:01 pm

    A hierarquia é como uma prateleira: quanto mais no alto, mais inútil!
  5. Marcia

    May 9, 2011 at 10:23 pm

    Discordo do seu comentário Et Bilu. A nova tendência é liderar e não mais chefiar. Consegue-se muito mais sendo um líder. Aqui mesmo temos um grande exemplo: Bernardinho
  6. adilma

    May 11, 2011 at 11:19 am

    Muito interessante e necessário ser partilhado.
  7. Rogério Delmas

    September 4, 2011 at 1:51 pm

    olá, tudo bem? concordo com tudo isso, infelizmente ainda hoje existem os chefes de atigamente.
  8. jelson chiaca

    February 9, 2012 at 6:42 am

    realmente é muito lindo o q vocês disceram, mas não concordo com algum comentários, como o do Et bilu e da marcia, porque enves de demitilo devia ensinalo a ser um lider e não chefe.
  9. Jean

    April 8, 2012 at 11:21 am

    Qual o nome do filme que está representado na figura acima?
  10. Camila

    April 8, 2012 at 2:52 pm

    Coach Carter, Treino para a Vida
  11. Marcio Oliveira

    April 18, 2012 at 1:09 pm

    Uma frase de Anthony Jay no livro Maquiavel e a Gerência de Empresas foi de muita utilidade na minha vida profissional: “Um líder é capaz de ser melhor comissário que qualquer iogue e melhor iogue que qualquer comissário”. O respeito do líder vem exatamente da capacidade de empatia e não da excelência técnica.
  12. RICARDO ROCHA

    June 10, 2012 at 4:21 pm

    tudo colocado neste neste local e verdadeiramente verdade, o chefe vive uma ditadura controladora impondo medo e não temor, ja o lider consquista respeito ate dos seus inimigos, temos exemplos dentro do LIVRO dos livros a BIBLIA SAGRADA
  13. Mateus Macungo

    June 26, 2012 at 9:42 am

    O Lider não esta somente preucupado em atingir o seu objetivo final,tal como o chefe mas príncipalmente em saber se os que protagonizaram os tais objectivos estão motivados…
  14. Endrews milher

    July 3, 2013 at 9:37 pm

    Estou a frente de uma equipe alguns anos, sempre tentei a democracia não tomo decisões sem antes consulta minha equipe, busco incentivos e sempre incentivo a participação de todos. Mais esta semana passei por uma situação desagradável onde vi que as pessoas que fazem parte da equipe estão com a um ideia bem destorcida de suas funções, talvez eu tenha errado em tentar agir dando liberdade, e agora estou numa situação na qual terei que mudar por completo minha forma de lidera.
  15. Pingback: Tipos de liderança: Qual o melhor? – AMS+

Comente