5 dicas práticas para tomar decisões - Blog CMMI & MPS.Br

5 dicas práticas para tomar decisões

By on October 17, 2012

Nas empresas, uma das principais tarefas é tomar decisões. Essas decisões podem ter que ser tomadas individualmente ou em grupos. Por isso, também é importante a forma como se lida com as pessoas e as capacidades de comunicação.

O trabalho em equipe exige uma sinergia de ideias e conhecimentos para que os objetivos estabelecidos pela empresa sejam atingidos. Portanto, o trabalho com os outros colegas é baseado nos acordos em conjunto. Essa tarefa consome muita energia e tempo, por isso deve ser realizada de forma a diminuir estes gastos desnecessários. É importante reduzir e otimizar a comunicação para não desperdiçar tempo.

Nada é tão fatigante como a indecisão e nada é tão fútil.
– Bertrand Russell

Tomando decisões de forma prática

A eficiência passa por reuniões formais ou informais mais concisas e tomadas de decisões mais rápidas. Veja algumas dicas a seguir:

1. Faça uma lista das opções e analise cada uma

Pesquisar é importante quando você precisa escolher uma entre tantas possibilidades. No entanto, não se deixe envolver pelo medo de errar, pois isso pode fazer com que você faça pesquisas infindáveis o que prejudicará sua produtividade. Por outro lado, a ansiedade por tomar decisões rapidamente, pode fazer com que sinta que já investigou o suficiente e acabe se precipitando. Tenha atenção!

2. Faça um brainstorm e analise todas as opções

Esta técnica ajudará você e sua equipe a tomarem uma decisão através de um consenso, obtido depois que todas as ideias sugeridas tiverem sido analisadas. Este tipo de técnica é muito utilizado com sucesso em reuniões e também lhe ajudará na tomada de decisões.

3. Tome apenas uma decisão de cada vez

Verifique se um problema pode ser dividido em várias questões que possam ser resolvidas individualmente. Isso, para além de facilitar a discussão em uma reunião, torna as decisões muito mais acertadas.

4. Seja transparente nas decisões

Quando a decisão envolve outras empresas e pessoas, a melhor atitude a ser tomada é torná-la pública. Em uma empresa, discussões à porta fechada apenas alimentam especulações e podem fazer com que o grupo resista a concordar com a decisão tomada.

5. Seja objetivo

Quando apresentar uma proposta e pretender que o receptor tome uma decisão a seu favor, utilize o menor número de palavras, mas transmita todos os pontos importantes da ideia. Muita informação pode distrair o receptor e interferir na tomada de decisão dele.

Tomando decisões

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *