11 coisas que devemos saber sobre liderança - Blog CMMI & MPS.Br

11 coisas que devemos saber sobre liderança

By on June 29, 2011

A cada dia o tema liderança é mais e mais discutido. Uma pergunta para pensar: Quanto você pagaria por um líder como Steve Jobs na sua empresa? Certamente não da para mensurar, mas uma coisa é certa, ele guiaria a mesma a obter resultados fantásticos. Este é o poder de mobilização que buscamos em pessoas em posições de liderança: Mobilizar as pessoas a atingirem seus melhores resultados. Assim, elaboramos uma lista de 11 coisas que devemos saber sobre liderança para podermos nos tornar líderes melhores.

1. Auto motivação: Um líder que não consegue se auto-motivar não terá a menor chance de motivar os outros. Todo bom líder deve ter esta habilidade bem definida.

2. Metas e objetivos claros: As metas e objetivos devem ser claras e comunicadas constantemente. Comunicação constante é fundamental e todos devem ter o mesmo entendimento sobre quais são os objetivos e qual a situação atual no atendimento destes objetivos.

3. Planejamento: Com base nos objetivos definidos o líder deve elaborar planos para alcança-los. Deve-se ter em mente que o plano final deve ter a participação dos envolvidos pois com isto aumenta-se o comprometimento e probabilidade de sucesso.

4. Saber ouvir é fundamental: Ouvir a equipe, entender o ponto de vista de sua equipe e buscar a ajuda e apoio da mesma aumenta consideravelmente as chances de sucesso. Ouvir e dar feedback são habilidades naturais dos bons líderes.

5. Uma equipe motivada é fundamental para o sucesso: O que motiva sua equipe? O que motiva cada membro de sua equipe? Conheça sua equipe e coloque os desafios apropriados para cada membro da equipe. Os resultados serão bem melhores.

6. Desafios são importantes: Desafios são bons e são os principais ingredientes da evolução. Olhando para a época atual, sem desafios provavelmente não teríamos o iPad, iPhone, TVs de LED e outras coisas. Coloque desafios para sua equipe e ela o surpreenderá.

7. O sucesso é o objetivo final: Mesmo diante das dificuldades não desista, a equipe deve buscar sempre o melhor resultado possível e o líder deve encorajar isto diariamente.

8. Pensamento positivo: Todos respeitam este comportamento e gostam de estar ao lado de pessoas de pensamento positivo. Isto ajuda na motivação e a ter equipes com mais entusiasmo.

9. Recompense e encoraje os bons resultados: A recompensa é uma excelente ferramenta de apoio a motivação. Um bom líder deve saber como usar as recompensas de modo que apoiem na motivação. Não veja recompensas apenas financeiramente pois muitas vezes um elogio ou reconhecimento no momento certo tem mais valor do que dinheiro.

10. Empatia é fundamental: Todo líder deve compreender o outro lado, tentar se colocar no lugar dos outros, em sua situação pode prover diversos insumos para apoio na motivação e liderança das pessoas. Entender o outro lado e se colocar para ajudar o mesmo aprimoram em muito a capacidade de liderança e confiança da equipe.

11. Assuma a responsabilidade: “O sucesso é nosso, o fracasso é meu”, está era uma frase constante de um dos melhores líderes que conheci. O líder deve assumir a responsabilidade e mesmo que seja por um erro de alguém da equipe, a responsabilidade é do líder. Este deve identificar o porque da falha e buscar corrigi-la para que não aconteça novamente.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.