Você conhece algum projeto de sucesso que foi tocado por um GP sem PMP? - Blog CMMI & MPS.Br

Você conhece algum projeto de sucesso que foi tocado por um GP sem PMP?

By on November 9, 2010

Pergunta:
Meu chefe diz que apenas gerentes certificados no PMI (PMPs) são capazes de gerenciarem um projeto. Eu digo que isto depende muito mais de habilidades do gerente do que do certificado. Gostaria de saber se você conhece algum projeto de sucesso que foi tocado por alguém que não tem PMP.

Resposta:
A pergunta mais correta é: Você conhece algum projeto de sucesso que foi tocado por um PMP? :o)

Não sou muito fã desta (ou de qualquer outra) certificação. É um assunto complexo, mas tipicamente, pessoas que focam em certificações demostram que estão focadas – elas estudam muito, aprendem o assunto e assim elas vão bem nos testes, mas.. nada destas coisas contribui para o sucesso em um projeto!

O TIPO de pessoa que tem facilidade em se conseguir passar em uma certificação pode não ser o MESMO tipo de pessoas que consegue tocar bem um projeto (e chegar ao tão esperado sucesso). Não sou psicólogo, mas é muito provável que existam estudos sobre este tema.

Pessoas que normalmente se preocupam mais com certificações são como empresas que buscam o NÍVEL X do CMMI ou do MPS.Br. Ambos estão focando nas coisas erradas. Empresas que focam apenas no nível continuam tendo os mesmos problemas que tinham anteriormente (antes do CMMI X), e não enxergam valor no modelo (pois nestes casos… ele não trouxe mesmo valor).

Estas são algumas das razões que colocam certificações em cheque:

  • Qualquer um que seja bom em testes de multipla escolha pode conseguir;
  • Eles tem sua própria linguagem, processos e são muito inflexíveis
  • Alguns dos principais fatores de sucesso em qualquer tipo de projeto não são abordados pelo PMI como: liderança, boa comunicação, motivação, ética, etc.
  • Qualquer um que estude decore as perguntas de um simulador de 1500 questões, tem altissimas chances de passar.
  • Para realizar a prova é necessário ter uma experiência de X tempo em projetos e muitos PMPs fizeram a prova sem atender aos pré-requisitos (colocam informações falsas).

Isto quer dizer que muitos gerentes de projetos que são excelentes gerentes, tiveram sucesso em vários projetos e são exímios líderes podem provavelmente não passar na prova do PMI. Mas, o inverso também existe, há muitos PMPs que não sabem gerenciar um projeto.

Se eu sou um CIO, eu treinaria todo mundo nos processos, em comunicação, negociação, escrita e liderança – e esqueceria o PMP por enquanto.

Em tempo… O certificado serviria para coroar um bom desempenho. Particularmente conheci muitos PMPs, alguns muitos bons, aliás gerentes de projeto nota 1.000, todavia, eles foram minoria, a grande maioria não tinha nada de experiência, apenas passaram na prova e um PMP inclusive eu tive que ensinar o que era um cronograma e como montá-lo.

Agora… este assunto é bem polêmico, o que você acha disto tudo?

[Traduzido e adaptado de ASK CMMI Appraiser]

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.