Só se pode melhorar o que pode ser medido - Blog CMMI & MPS.Br

Só se pode melhorar o que pode ser medido

By on December 16, 2010

Constantemente nos deparamos com situações onde se comenta que o processo foi melhorado após algumas ações de melhoria. Pegando como exemplo um processo de especificação, você pergunta: Mas o que melhorou?

As respostas são variações de: Agora ficou mais claro, ficou mais preciso, esta mais organizado, esta melhor e por ai vai. O problema é que todas estas afirmações são subjetivas, não mostram o que melhorou e quanto foi melhorado, apenas dizem “que melhorou”. Situações como esta podem inclusive passar a falta impressão de melhora, quando na verdade o desempenho do processo pode ter mudado pouco ou até mesmo piorado. Sem números, não podemos afirmar nada.

A primeira coisa que se deve fazer para melhorar alguma coisa é saber qual é o desempenho atual. Você consegue saber que um carro é mais econômico que outro porque isso pode ser medido. Você consegue saber que é mais rápido ir de avião de São Paulo para o Rio do que de carro porque isso pode ser medido. E você também consegue saber que os juros de um banco são menores que o de outro porque isto também pode ser medido.

Da mesma forma, os processos de negócio podem (e devem) ser medidos. Os resultados devem ser transformados em números para que você possa demonstrar se houve melhora de fato ou não. A produtividade de sua equipe melhorou ou piorou no ultimo ano? O índice de retrabalho melhorou ou piorou? E o volume de vendas? Estes são indicadores simples, mas que devem ser medidos para justamente termos certeza que houve melhora e conhecer também o quanto foi essa melhora.

A frase “Só se melhora o que pode ser medido” simplifica todo este processo. Deve-se melhorar sempre, mas esta melhora deve ser real, baseada em números e não em percepções.

Por último, uma frase que gosto muito:

Em Deus nós confiamos, os outros tragam dados

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Rickie Herzog

    April 16, 2017 at 5:27 pm

    Major thanks for the article post.Really looking forward to read more. Want more.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.