Planejamento antes do “fazer”? - Blog CMMI & MPS.Br

Planejamento antes do “fazer”?

By on November 7, 2012

O planejamento é um processo que integra ações realizadas de forma propositada, coordenada e voltada para a concretização de um objetivo. É uma sucessão sistemática, contínua e dinâmica que permite dividir por fases determinado projeto, tanto pessoal como profissional, estabelecendo os objetivos, selecionando os meios, escolhendo a estratégia, identificando a estrutura, organizando os métodos laborais e controlando todas essas atividades. Assim, o projeto será executado da forma adequada, respeitando prazos, custos, qualidade e segurança.

Mas por que planejar antes de realizar qualquer atividade? Veja a seguir as vantagens do planejamento e o porquê de ele dever ser sempre o primeiro passo para qualquer empreitada:

O planejamento aumenta a eficiência

Apenas com um bom planejamento é possível otimizar a utilização dos recursos necessários para a realização de determinada tarefa. É fundamental quando se trata da diminuição dos desperdícios, o que proporciona um retorno maior com o menor investimento possível.

Com planejamento os riscos são reduzidos

Qualquer novo projeto envolve riscos. Um bom planejamento ajuda a prever estes riscos, fazendo com que todas as precauções sejam tomadas e antecipando soluções para possíveis percalços que possam aparecer no caminho.

Auxilia na coordenação de diferentes projetos

Em uma empresa, por exemplo, pode haver muitos projetos decorrendo ao mesmo tempo. Um planejamento eficiente permite que todos os projetos realizados em simultâneo sejam mais bem executados, tirando o melhor proveito dos recursos e das pessoas envolvidas.

Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável.
– Peter Drucker

Otimiza a organização do projeto como um todo

Apenas com planejamento é possível organizar recursos, meios e pessoas a fim de atingir determinada meta. Somente um plano bem elaborado pode definir o que é preciso, quando e onde. Daí a importância do planejamento para a organização total do projeto de forma a facilitar a sua execução.

O planejamento indica o caminho a ser seguido

A partir da definição dos objetivos que se deseja atingir, consegue-se realizar um projeto sem desvios de prazos, de custos e de alguns outros fatores. Um dos principais objetivos do planejamento é, então, mostrar onde se está e indicar onde se pretende chegar, definindo cada etapa até a conclusão do projeto.

Possibilita um controle rigoroso

Um bom planejamento também propicia um melhor controle do projeto. Verifica-se o que foi feito e comparam-se os resultados com o que estava planejado, oferecendo uma boa visão geral do projeto, mostrando os desvios, se houver, e possibilitando a correção dos mesmos. Este é um fator essencial para o sucesso de qualquer projeto.

O planejamento ajuda a atingir metas

O planejamento é composto pela definição de objetivos e todos os passos que devem ser tomados para que seja possível realizá-los. Por isso, esta etapa é tão importante para criar, gerenciar, executar e controlar qualquer projeto, permitindo que estes sejam executados com êxito.

Favorece a motivação do pessoal envolvido

Ter conhecimento detalhado do que se deve fazer, como e porque serve como um poderoso fator de motivação para todas as pessoas envolvidas no projeto. Ter os objetivos claramente definidos assim como todas as etapas de um projeto estabelecidas e planificadas permite que o pessoal se envolva com mais determinação e segurança.

Deve-se planejar antes de fazer para que o projeto seja executado com maior eficiência, respeitando todos os parâmetros definidos e sem se desviar muito do que foi primeiramente estabelecido. De acordo com Peter Drucker, “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.

O planejamento é essencial para se conseguir o sucesso do projeto

O planejamento é essencial para se conseguir o sucesso do projeto

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Deon Dellis

    April 16, 2017 at 6:29 pm

    Very informative post.Really looking forward to read more. Awesome.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *