Governança de TI: Gestão da gestão - Blog CMMI & MPS.Br

Governança de TI: Gestão da gestão

By on October 21, 2011

Uma das definições de governança de TI mais fáceis é a de que Governança é a gestão da gestão. De uma forma simples até poderíamos dizer que após a definição de processos, objetivos e metas, a governança seria gerir se o processo está sendo seguido e se os objetivos estão sendo atendidos.

A definição de processos não é governança propriamente dita, mas é base para a mesma. É importante ter processos definidos para as principais trabalhos e uma forma fácil de se conseguir isto é implementar modelos como CMMI, PMI, Cobit, ISO e Itil. Este conjunto é campeão.

A governança deve garantir ações como: seguimento do processo, segurança, confiabilidade, utilização dos padrões, ambiente para a operação, atendimento das metas e outros. Pegando o exemplo abaixo, podemos entender de uma forma simples uma das atuações da governança:

No início do ano são definidas metas para cada área. Na área comercial, uma das metas é aumentar as vendas em 36% até o final de um ano. Em um cenário fictício onde históricamente não há diferença entre os meses, a cada mês a área deveria aumentar as vendas em 3%, e ir acumulando isto mês a mês, assim em janeiro teriamos 3% de aumento, em fevereiro o aumento seria de 6%, março 9% e assim por diante até chegar à dezembro, onde teríamos 36%. Se as metas forem atendidas, não há necessidade de ação, todavia, a governança deve atuar principalmente quando do não atendimento de uma destas metas parciais identificando o problema, suas causas e criando planos de ação para corrigir o desvio.

Um outro exemplo de atuação seria a satisfação de seus clientes. Seus clientes estão satisfeitos com os serviços de sua empresa? O que eles dizem dos seus serviços? Quais os pontos de melhoria na visão deles? Não podemos esquecer, conhecer o que o cliente pensa, qual sua percepção, é importantíssimo mas falaremos disto mais detalhadamente em breve.

Enfim, apesar de muito amplo e completo, está é uma das principais diretivas (gestão da gestão) e saber disto pode ajudar em várias coisas e várias definições.

Em tempo, considere o uso de dashboards com foco nos principais projetos e alinhados aos objetivos estratégicos.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *