Gerenciamento de Portfólio de Projetos - Blog CMMI & MPS.Br

Gerenciamento de Portfólio de Projetos

By on November 7, 2010

Em 2006 o PMI lançou “O Padrão para Gerenciamento de Portfólio” onde, numa centena de páginas, contextualiza o gerenciamento de portfólio de projetos e descreve sua proposta de processo para a atividade. Vou tentar passar para vocês neste post, uma visão geral do assunto.
O padrão define portfólio como uma coleção de projetos, programas e “outras tarefas”. Cada portfólio, por sua vez, pode conter outros portfólios dentro dele. Estes sub-itens passam a ser chamados de “componentes” do portfólio. Veja um exemplo imagem abaixo:

Portifólio e seus componentes

Gerenciamento de portfólio de projetos, ou simplesmente gerenciamento de portfólio, é o processo centralizado de gerir este conjunto de componentes de forma a promover os objetivos estratégicos da organização. “Estratégico” é uma palavra chave no gerenciamento de portfólio, ao contrário do gerenciamento de projetos e programas, em que os respectivos gerentes buscam eficiência, fazendo seu trabalho bem feito. O foco do gerenciamento de portfólio está na seleção, priorização, alinhamento, etc dos componentes, preocupando-se, desta forma, com a eficácia da organização, respondendo quais projetos e programas devem ser feitos.

Outra diferença essencial é que o gerenciamento de portfólio é uma atividades contínua; não tendo início, meio e fim, como acontece com projetos e programas.

Entendidos esses conceitos passamos para os processos propriamente ditos. O PMI organizou seu padrão em dois grupos de processos. O primeiro, chamado de Grupo de Processos de Alinhamento, orquestra a inclusão dos componentes ao portfólio, seguindo um ciclo que começa na identificação dos componentes; passa pela categorização, avaliação, seleção, priorização; até, finalmente, chegar na autorização formal de entrada do componente ao portfólio, com conseqüente alocação de recursos e início efetivo do programa ou projeto.

No segundo grupo, Grupo de Processos de Monitoramento e Controle., temos as atividades relacionadas com o monitoramento contínuo dos componentes e resposta à mudanças na estratégia da organização. Percebam que toda vez que acontecerem mudanças na estratégia da empresa, necessariamente nova rodada de alinhamento deve acontecer. Na figura abaixo pode-se ver um diagrama com os dois grupos e seus respectivos processos.

Complementando a descrição de cada um deles, e uma das minhas partes favoritas do livro, o apêndice D demonstra técnicas e ferramentas do gerenciamento de portfólio. Nesta seção encontramos coisas como métodos de priorização de projetos, exemplos de gráficos de acompanhamento, etc.

Como o Brasil já vem em um ritmo forte de implantação e melhoria contínua do gerenciamento de projetos desde o final da década de noventa, o novo padrão foi absorvido rapidamente pelos empresas de treinamento especializadas e empresas acostumadas com a aplicação do PMBOK.

Nos principais centros do país, além de treinamentos teóricos, você já encontra casos de aplicação real e bom material para análise.

O que você provavelmente vai perceber lendo o PMBOK ou durante o treinamento é que muitas destas atividades já são, de alguma forma, executadas na sua organização; talvez não com a sofisticação apresentada, mas pode ter certeza que se seu diretor quando ver um daqueles gráficos vai dizer que já sentiu falta daquilo.

Nesse contexto o padrão veio num momento muito bom. As empresa já tem alguma maturidade no gerenciamento de projetos e na prática do planejamento estratégico, pré-requisitos para implantar a gestão de portfólio. Entretanto, o texto ainda carece de maior profundidade, deixa várias lacunas em aberto e sua integração com os outros dois grandes padrões do PMI é sutil.

Outro questionamento, este menos consensual, diria até polêmico, é o posicionamento em relação as operações da empresa. Sendo um processo estratégico, algumas pessoas questionam se o portfólio deveria ser apenas de projetos ou abraçar também o alinhamento e monitoramento dos resultados das operações, mas isso é tema para outro artigo.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

2 Comments

  1. Lita Bittner

    March 25, 2017 at 7:08 pm

    hello there and thank you for your information – I have definitely picked up anything new from proper here. I did however experience several technical issues the usage of this web site, as I skilled to reload the website a lot of occasions prior to I may get it to load properly. I had been thinking about in case your web hosting is OK? Now not that I’m complaining, however sluggish loading cases times will often have an effect on your placement in google and could injury your high quality score if advertising and ***********|advertising|advertising|advertising and *********** with Adwords. Well I am including this RSS to my email and could look out for much more of your respective interesting content. Ensure that you replace this again soon..

  2. Aldo Bashline

    April 16, 2017 at 5:51 pm

    Great blog.Really thank you! Really Great.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.