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Delegar tarefas com segurança no ambiente de trabalho

By on October 2, 2012

Delegar significa atribuir responsabilidade, para que as pessoas possam desenvolver, a pedido do seu líder, determinadas tarefas ou projetos. Ao delegar uma tarefa, deve ser dada uma certa liberdade à pessoa que a vai desempenhar, pois só assim a pessoa se sentirá motivada e com confiança. Ao se delegar uma tarefa, a pessoa que a recebeu se sente com a responsabilidade de entregar, terminar, isso passará segurança e ao mesmo tempo medo e talvez até desmotivação. Assim, só deve delegar tarefas quando se tem confiança que a pessoa tem total capacidade para a desempenha.

Como delegar tarefas com segurança?

Para se delegar tarefas com segurança devem ser cumpridos determinados requisitos para o sucesso. O líder deve conhecer bem o seus colaboradores, sabendo as capacidades que possui e também as que necessita para poder realizar as tarefas com sucesso. Deve estar preparado para eventuais erros, então deverá fazer uma avaliação regular, verificando se está tudo certo, sem, no entanto, esquecer de motivar e incentivar o trabalhador. Ao se delegar tarefas de uma forma inteligente, o líder fica com mais tempo para si próprio e para se empenhar, para que a equipe, no seu todo, consiga obter cada vez melhores resultados. Também será possível descobrir individualmente as habilidades de sua equipe, o que poderá contribuir para que haja uma melhor e mais adequada redistribuição de tarefas. A organização terá então a possibilidade de colocar a pessoa certa no posto de trabalho certo, para que seja possível uma melhoria a cada dia.

Em muitas empresas, os líderes não gostam de delegar tarefas a todas as pessoas, mas apenas a alguns. Assim, os colaboradores ficam fazendo todos os dias as mesmas coisas, causando desmotivação, enquanto que outros ficam com demasiado trabalho. Em outros casos, os líderes não querem delegar tarefas a ninguém, ficando eles mesmos com a responsabilidade de fazer tudo. Se os líderes delegassem mais, a própria empresa sairia ganhando, pois ficariam com mais tempo para o desempenho do seu trabalho de liderança e haveria mais motivação e satisfação por parte dos colaboradores. Apesar do tempo necessário a desenvolver outras pessoas e no planejamento das atividades, vale sempre a pena delegar e atribuir responsabilidades.

Porque alguns líderes não gostam de delegar tarefas?

Existem líderes incapazes de mudar, bastante rígidos, que pensam sempre que a tarefa pode não ser realizada conforme o seu desejo. Outros ficam desconfiados, pois não têm certeza se as pessoas são capazes de cumprir os prazos e realizar o trabalho de forma correta. Assim preferem fazer bem em vez de delegar. Também existe quem pense que, se delegar, os outros vão que ele é incapaz de realizar a tarefa em questão, o que poderá implicar uma perda pela admiração e respeito que os trabalhadores têm pelo seu líder.

Ao se delegar tarefas o líder tem de ter um forte poder de comunicação e um bom relacionamento com sua equipe. O líder deve dizer as pessoas qual a importância das tarefas para a empresa. Só assim as pessoas terão conhecimento da importância das tarefas e dos resultados esperados. Por seu lado, o líder criará cada vez mais um sentimento de respeito, confiança mútua e sentimento de pertença à organização, pelo que a vontade da realização de um trabalho bem feito será cada vez maior. Pratique a arte de delegar tarefas, você não irá se arrepender.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

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