Como assim? Nós combinamos 200 e agora eu tenho que pagar 500? - Blog CMMI & MPS.Br

Como assim? Nós combinamos 200 e agora eu tenho que pagar 500?

By on June 28, 2011

Dias atrás li um artigo de uma situação similar em um site americano e ele me levou a escrever este artigo.

Imagine o seguinte cenário:

Você leva seu carro na oficina para trocar o óleo, o mecânico te passa o custo de 200,00 e fala para você voltar duas horas depois. Ao chegar para pegar o carro o mecânico não só te fala que vai custar mais, como também te fala que já fez, e que por isso você terá que pagar 500. Qual seria sua reação?

Parece um absurdo, mas cada vez mais você vê comentários de situações similares em projetos de TI e muito disto acontece principalmente por falta de preparo e falta de gestão.

Falta de preparo

Uma coisa deve ficar clara para todo analista: Há um escopo que foi contratado e este escopo deve ser seguido. Se a proposta ou declaração de escopo diz que o projeto deve ter um cadastro de usuários com cinco campos (nome, login, senha, área e e-mail) com as funcionalidades incluir, consultar e excluir, então este é o escopo que deve ser levantado e desenvolvido. Nada mais, nada menos, afinal de contas foi isto que foi contratado. É muito comum um analista ir fazer o levantamento de dados sem ao menor ter se interado sobre o que deve ser feito. Isto é falta de preparo e deve ser fortemente desencorajado.

Outro caso muito comum é o analista realizar o levantamento anotando e detalhando todos os desejos do usuário. Se estes desejos estiverem dentro do escopo, bom, caso contrário isto deve ser tratado posteriormente.

Falta de gestão

Da mesma forma que o analista, o Gerente do Projeto também deve estar a par do que é o escopo controlar sua execução. Vale lembrar que uma mudança somente é uma mudança de fato após ser aprovada. SE não estiver aprovada pelos envolvidos ainda, então é apenas uma possível mudança.

Temos que lembrar que mesmo que comentários como “mas sem isso o sistema não me serve” ou “isso é essencial para o sistema” sejam ouvidos, ainda assim é uma possível mudança e só pode ser incorporada ao projeto após sua aprovação pelas partes interessadas com sua devida análise de impacto.

Isto nada mais é do que gerenciamento de escopo e somente com um bom gerenciamento de escopo poderemos evitar situações similares em nossos projetos. Um bom gerenciamento de escopo também ajuda a reduzir o custo dos projetos.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Lenita Heppding

    April 16, 2017 at 6:59 pm

    Thank you ever so for you post.Thanks Again. Keep writing.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.