Agile e CMMI: Os opostos se atraem - Blog CMMI & MPS.Br

Agile e CMMI: Os opostos se atraem

By on July 24, 2010

Apesar da percepção de que as melhores prática do CMMI e do Agile são opostas um com o outros, recentes pesquisas apontam justamente o oposto. O fato é que as organizações podem se beneficiar de ambos os modelos e melhorar significantemente o desempenho.

No final de 2008, o SEI publicou um artigo intitulado “Agile ou CMMI: Por que não abraçar os dois?. Este relatório foi escrito pela equipe do SEI e industria. Como sabemos, CMMI e Agile usam métodos diferentes para se realizar o mesmo trabalho, e como já era de se esperar, ambos tem suas comunidades e seguidores. Mike Konrad, um membro senior da equipe do SEI, concorda e afirma que a tendência natural é formar “novos feudos” ao redor de método diferentes (e normalmente novos). No entanto, de acordo com o relatório, esta ação não é saudável para a profissão de Engenharia de Software.

“Como ambas as comunidades continuavam a aumentar, parecia ser o momento certo para abordar esta questão”. Explica Konrad. “Além dodisso, foi uma excelente oportunidade para nós do SEI dissipar alguns mitos e ajustar nosso entendimento.”

O aumento na adoção de CMMI e Agile aconteceu através de diversos fatores. Por exemplo, a adoção do CMMI normalmente vem de uma necessidade de negócios (como aumento de qualidade e produtividade), ou seja, vem de cima pra baixo, enquanto no Agile as coisas acontecem de forma mais flat. Desta forma, era inevitável o cruzamento de ambos os modelos já que a aprovação vinha aumentando.

Enfim, ambos os modelos podem se beneficiar muito um do outro, entretanto, há um entrave para isto acontecer na comunidade Agile, pois, para abraçar plenamente os benefícios do CMMI, a comunidade Agile precisa aprender mais sobre CMMI. Vale lembrar que como um dos princípios do Agile é “abraçar a mudança”, em pouco tempo poderemos ver esta mesma comunidade se adaptar e se beneficiar do CMMI. Esta, é uma ação que já esta acontecendo pois muitos dos “Agilistas” que a dois anos atrás torciam o nariz com o CMMI, hoje, estão tentando unir os dois.

No nível do projeto, o CMMI foca mais em fazer o projeto enquanto o Agile foca mais em desenvolver o produto.

Em outras palavras, o CMMI fornece as práticas de engenharia de sistemas que ajudam a ativar uma abordagem Agile sobre projetos maiores. Já os métodos Agile fornecem os “how to” em desenvolvimento de sistemas, que estão faltando no CMMI.

Konrad também comentou que algumas abordagens Agile não funcionam bem em todos os contextos, e alguns detalhes solicitados pelo CMMI podem ser considerados “um exagero” em um ambiente mais simples. No entando, existem algumas lições importantes para ambos os processos que realmente devem ser considerados, acrescenta Konrad.

CMMI Agile
O gerenciamento desempenha um papel fundamental para o sucesso do projeto O gerenciamento é como uma função de coach, que ajuda a eliminar barreiras para o progresso do projeto
O foco é na organização (empresa) O foco é no projeto ou na equipe
O CMMI é amplamente benéfico, especialmente em mercados maduros Métodos Agile tem maior benefício em mercados emergentes ou imcompreendidos
O CMMI pressupõe uma visão de longo prazo O Agile foca no curto e médio prazo
O CMMI nasceu em domínios de falhas de alto custo O Agile Floresceu am domínios de falhas de baixo custo
O CMMI tem forte ênfase em “revisar enquanto desenvolve Métodos Agile pregam o desenvolvimento simultâneo

Com o tempo, veremos ambos se unirem mais e mais, e um dia serão chamados apenas de “melhores práticas de engenharia de sistemas” e provavelmente ninguém se lembrará desta rivalidade.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

2 Comments

  1. Danille Limthong

    March 25, 2017 at 6:23 pm

    I’ve been exploring for a little bit for any high quality articles or blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website. Reading this information So i am happy to convey that I have an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make sure to don’t forget this site and give it a glance regularly.

  2. Shannon Magnall

    April 16, 2017 at 5:44 pm

    I cannot thank you enough for the blog.Really thank you! Great.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.