Vantagens e desvantagens de se trabalhar em casa - Blog CMMI & MPS.Br

Vantagens e desvantagens de se trabalhar em casa

By on September 9, 2012

Trabalhar em casa já é uma realidade. Hoje em dia, cada vez mais, se opta pelo trabalho remoto. O mundo tem assistido à crescente criação e adoção de novos meios que possibilitam com maior eficácia e rapidez a troca de informação. A existência de redes dentro e fora da organização, possibilitando o compartilhamento de documentos, o uso do telefone ou da videoconferência e a internet, contribuem cada vez mais para que as pessoas possam trabalhar em casa. Assim, o trabalho chega onde está o trabalhador e não o contrario, mudando o conceito que tínhamos de trabalho até poucos anos atrás.

Se trabalhar em casa tras vantagens à ambos

Na perspetiva do trabalhador existem vantagens, uma delas são os custos de deslocamento inexistentes. O trabalho é realizado com maior autonomia e de acordo com o tempo disponível, havendo um ajustamento do horário às suas necessidades, de forma a atingir ao seu ritmo os objetivos e os projetos a que se propôs. Dada a flexibilidade, o trabalhador pode fazer a gestão do tempo, melhorando a sua qualidade de vida ao ter mais tempo para si e para a família. Trabalhar em casa também permite se trabalhar mais horas, o que se traduz em um aumento dos ganhos financeiros e maior realização profissional.

Para a empresa existem benefícios que se traduzem na redução dos custos, nomeadamente no que se refere aos encargos com os trabalhadores, com os gastos com vales-transportes e com os acidentes de trabalho. Também existe uma diminuição nos gastos relacionados com o espaço físico, por exemplo, em escritórios e em estacionamento. O aumento da produtividade resultante da autonomia adquirida, a possibilidade contratar trabalhadores especializados à distância, a maximização dos resultados em função do número de horas trabalhadas e a introdução de novas tecnologias de informação e telecomunicação, são grandes vantagens deste tipo de trabalho, pois a organização se torna cada vez mais competitiva face a seus concorrentes.

Mas nem tudo é positivo

A empresa pode sentir um enfraquecimento do espírito de grupo e da própria cultura empresarial. Outra dificuldade se relaciona com a dependência constante das tecnologias de informação e comunicação, bem como no aumento dos respetivos custos. Caso aconteça uma avaria, o trabalho pode atrasar, por exemplo. A gestão da própria organização também sofre consequências, dado que fica mais complicado gerir o trabalho das pessoas que preferem trabalhar em casa (ou também conhecido como trabalho à distancia).

Para o trabalhador, as principais desvantagens são a possibilidade de isolamento social, pois quem sempre trabalhou em uma organização, pode reagir negativamente perdendo o sentimento de pertença. Pode verificar-se também uma sensação de incerteza face ao desconhecimento de como a empresa está a evoluir no seu todo, bem como impactos negativos na carreira. Fisicamente, o trabalhador terá mais tendência à obesidade, pois ficando o dia inteiro sentado e sozinho pode começar a comer a toda a hora, aumentando seu peso sem fazer ideia. Conflitos com familiares, caso não haja uma definição do tempo de trabalho e do espaço podem acontecer também.

Para a sociedade em geral, existem aspetos bastante positivos, como o aparecimento de novos trabalhos ligados às novas tecnologias, a redução do desemprego e a possibilidade de colocação no mercado de trabalho pessoas com deficiência. Como negativos, a mão de obra mais barata e insegurança.

O trabalho à distância apesar de suas limitações em termos de aplicabilidade vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas tornando a prática de se trabalhar em casa ou como podemos dizer, fora do escritório, cada vez mais comum.

E você, o que prefere, trabalhar no escritório ou trabalhar em casa? Comente.

About Daniela Monteiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *