Ranking das linguagens de programação mais usadas (mai.10) - Blog CMMI & MPS.Br

Ranking das linguagens de programação mais usadas (mai.10)

By on June 6, 2010
A grande surpresa no ranking deste ano foi a entrada da linguagem Objective-C na lista das top 10 linguagens de programação mais utilizadas. Apesar de ser uma linguagem relativamente antiga (foi criada em 86), este interesse todo ocorre pelo constante interesse em desenvolvimento para iPhone OS (iPhone e iPad).
O índice da comunidade TIOBE da uma visão da popularidade das linguagens de programação. Este índice é atualizado mensalmente (link). A popularidade das linguagens é medida através de vários fatores como número de programadores, arquitetos, cursos e outras fontes. Os mecanismos de busca como Google, MSN, Yahoo!, Wikipedia e Youtube são utilizados para calcular o ranking. O índice TIOBE não tem o intuito de mostrar a melhor linguagem de programação, apenas a mais popular.
O índice pode ser utilizado para verificar se suas habilidades ainda estão atualizadas ou para se tomar uma decisão estratégica de aprender um novo ambiente que esta crescendo.
  1. C (18,18%) +
  2. Java (17,95%) -
  3. C++ (10,37%) =
  4. PHP (9,07%) =
  5. (Visual) Basic (5,65%) =
  6. C# (4,77%) +
  7. Python (4,09%) -
  8. Perl (3,28%) +
  9. Delphi (2,56%) +
  10. Objective-C (2,36%) +
  11. Ruby (2,09%) -
  12. JavaScript (2,08%) -
  13. PL/SQL (0,85%) -
  14. SAS (0,73%) -
  15. Pascal (0,72%) -
  16. Lisp/Scheme/Clojure (0,65%) +
  17. ABAP (0,65%) -
  18. Go (0,64%) +
  19. MATLAB (0,61%) -
  20. Lua (0,49%) =

Podemos ver que o uso de java vem caindo, mas ainda assim esta empatada tecnicamente com a primeira (C). Esta por sua vez, tem se mantido estável por volta dos 17,5%. PHP continua firme e forte e Visutl Basic caiu bem no ultimo semestre de 2009. O uso de C# ainda é bem tímido.

Se quiser saber detalhes de outras linguagens não listadas aqui, veja o artigo original.

O Hall da Fama, das linguagens de maior destaque em cada ano:

  • 2009: GO
  • 2008: C
  • 2007: Python
  • 2006: Ruby
  • 2005: Java
  • 2004: PHP
  • 2003: C++

O estudo também mostra a popularidade das linguagens por categoria:

  • Linguagens orientadas a objetos: 54,6%
  • Linguagens procedurais: 40,7%
  • Linguagens funcionais: 3,2%
  • Linguagens lógicas:1,6%

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

13 Comments

  1. Pingback: Ranking das linguagens de programação mais usadas « Blog do mardemes

  2. Pingback: Top 10 artigos setembro 2010 | Blog CMMI & MPS.BR

  3. Kelison

    December 16, 2011 at 10:46 pm

    Com relação a java cansei de ver os programadores que so por ta terminando a facud desendo que java é tudo e é a linguagem de programação mais poderosa etc.
    essas pessoas são purras a linguagem mais procima da perfeição é a c++ com C sei programar em C++, C, JAVA, Python, JavaScript, php ai se vc ta iniciando no mundo da programação e um cara desser q o java é tudo pergunta a ele com q linguagem é feito o sistema operacional dele pergunta tambem qual é a linguagem q ta no desenvolvimento do 98% dos games de grande porte como gta, half life e muitos outros,
    não to disendo q java ñ presta mas ai deser q ele é tudo so se for no mudo do celular porque no mundo dos computadores ela é so mais uma.
    se vc deseja trabalhar no brasil java é uma boa opção mas se vc quer trabalhar nas grandes empresas do brasil e do mundo abrenda C e depois C++ e poder ser um dos homens mais rico do mundo um dia ou um daos hackers mais procurados do planeta ai vai depender de vc e do seu cérebro.
  4. Paulo

    January 16, 2012 at 10:20 pm

    Kelison, você jura que você é [editado]?????
    Até concordo que essa idolatria por Java é exagerada.
    Mas escrevendo dessa forma, qualquer argumento é invalidado.
    Parece que você conhece muitas linguagens de programação (C++, C, JAVA, Python, JavaScript, PHP), mas no seu caso, umas aulinhas de Português até que cairiam bem também hein.
    Fica a dica!!!!
  5. Pingback: Ranking das 10 linguagens de programação mais usadas « Programando

  6. Fernando

    February 17, 2012 at 2:02 pm

    Paulo, acredito que ele estava revoltado e foi digitando esquecendo das vírgulas e pontos. :D

    De todas as linguagens que sei, as que mais gostei programar foi Javascript, C# e PHP, na verdade eu tenho interesse em aprender C++ e C, mas C, C++ e C# são quase tudo mesma coisa em questão de sintaxe, me fala uma coisa, qual a diferença em Java e C# em relação a sintaxe da linguagem ? Talvez seja o operador implements no Java e o dois-pontos “:” no C# …

    Brincadeira, mas é da hora .. xD

  7. Fernando

    February 17, 2012 at 2:05 pm

    KEASKEASOEASKOEKOEAS, AGORA CONSEGUI LER TODO O COMENTÁRIO DO KELISON.

    Rachei o bico no final. Você pode ser o cara mais rico do mundo ou o hacker mais procurado … AOEKASKOEASkoEAS

  8. gabriel

    March 28, 2012 at 9:15 pm

    Só pra constar DELPHI não é uma linguagem, é uma PLATAFORFA ( IDE ) aonde se trabalha com a linguagem Object+Pascal
    • Will

      April 1, 2013 at 4:37 pm

      Só para constar, a partir da versão 2005, o Delphi passou a se referir a sua linguagem de programação como Delphi Language. Ou seja, o que o Delphi 2005 ou posteriores compila é Delphi Language que é algo muito mais muito semelhante ao Object Pascal, mas é melhor… Rsss…

      E aproveitando, o post, RAD Studio XE3 é a melhor ferramenta de programação para Windows atualmente, pois a rapidez de desenvolvimento de uma aplicação é absurda e fora que a aplicação roda na linguagem de maquina do Sistema Operacional. Não precisa de maquina virtual etc… e etc,,, de intermediários para rodar uma simples aplicação…

  9. Gelson

    April 14, 2012 at 1:44 am

    Java é brincadeira de criança, pois roda em uma máquina virtual além de não possuir ponteiros, assim fica óbvio que C, C++ e C# superam java facilmente, mas como hoje em dia é difícil achar programadores que tenham o intelecto suficiente pra aprender tais linguagens ficam com a básica mesmo que é JAVA .
  10. Pablo

    April 14, 2012 at 2:05 am

    Um boa linguagem para se trabalhar é aquela que você gosta de trabalhar, a que você mais entendi, mas partindo do pressuposto de maior eficiência, segurança e programas a fazer, não se compara C/C++ com Java ou C# .

    A linguagem C++ foi muito bem projetada, existe a tempos e até hoje vive em alta.

  11. expert

    December 4, 2012 at 11:47 pm

    acho que a melhor linguagem de programação é portugues…
    a programação da net é boa tbem
  12. Jefferson Zanini

    April 17, 2013 at 12:50 pm

    Esta pequisa é meio que furada. Não quer dizer nada. Eles se baseiam na distribuição de softwares e buscas no google. O detalhe é o seguinte: Não se trata da distribuição de softwares e sim na questão do desenvolvimento de softwares, lembrando tambem que muitos desenvolvedores mesclam a tecnologia, parte de um aplicativo pode ser desenvolvido em VB.Net e C# ao mesmo tempo pelo fato da integração de bibliotecas, já que podemos criar a nossa propria namespace, etc. Enfim como pesar isto na balança já que determinada aplicação utilizou 50% C# e 50% VB.Net ou até mesmo Asp.Net. O correto seria divulgar o Rank de Visual Studio.Net.

Comente