Programa de qualidade MPS.BR - Blog CMMI & MPS.Br

Programa de qualidade MPS.BR

By on August 5, 2009

A partir de hoje também estaremos falando de MPS.BR aqui no Blog CMMI. Então não estranhe pois quando falarmos de uma PA, também colocaremos o processo equivalente do MPS.BR.
Aos que não conhecem, o MPS.BR é um modelo de qualidade muito parecido com o CMMI e mantido pela Softex. Ele foi baseado na ISO 12107, ISO 15504 e no próprio CMMI. Outro ponto interessante é que ele também é organizado por estágios, mas, diferente do CMMI, ele tem 7 estágios.

A – Em Otimização;
B – Gerenciado quantitativamente;
C – Definido;
D – Largamente Definido;
E – Parcialmente Definido;
F – Gerenciado;
G – Parcialmente Gerenciado.

Ele tem poucos anos, mas tem trazido excelentes resultados à comunidade de software do Brasil. Atualmente mais de 100 empresas foram avaliadas em algum nível do MPS.BR e muitas destas continuam a jornada para os níveis mais altos.
Isto é excepcional pois acredito que dentro de 3 à 5 anos teremos pelo menos 40 empresas brasileiras avaliadas em alta maturidade.

MPS.BR e CMMI

No ritimo atual, acredito que este ano a quantidade de avaliações MPS.BR já deva passar a quantidade de avaliações CMMI aqui no Brasil.

Se você se interessou procure a Softex e veja como participar e obter subsidio do governo (sim, o governo subsidia parte do processo).

Enfim, é um modelo muito (muito mesmo) simular ao CMMI. Vale a pena o investimento.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.