O que muda com o CMMI 1.3? - Blog CMMI & MPS.Br

O que muda com o CMMI 1.3?

By on May 20, 2010

Com a chegada do CMMI 1.3, muitos estão se perguntando: “O que vai mudar no CMMI 1.3?”. Esperado para novembro de 2010, esta versão incluirá melhorias em todos os modelos CMMI (CMMI-DEV 1.3, CMMI-ACQ 1.3 e CMMI-SVC 1.3).

Este update também trará melhorias ao método de avaliação SCAMPI e treinamentos CMMI relacionados. Segundo o SEI, as mudanças não irão exigir grandes mudanças ou reciclagem dos modelos implementados.

As principais mudanças no modelo serão:

Maior esclarecimento sobre Alta Maturidade

Como já é de conhecimento, quando você realiza uma avaliação SCAMPI, seu resultado reflete um nível de maturidade da organização. Organizações iniciantes no CMMI são tipicamente classificadas como Baixa Maturidade enquanto aquelas que tem mais tempo ou tem obtido melhores resultados são consideradas “exemplares de alta maturidade”.

Na versão 1.3, uma das grandes mudanças será um melhor esclarecimento e entendimento do que é Alta Maturidade. Foi criado um time com foco em alta maturidade e os membros dessa equipe tem se concentrado em fazer mudanças que melhorem a clareza do que é e como alcançar este nível.

O SEI sabe que na versão 1.2, alta maturidade está confuso levanto à uma variedade infinita de interpretações e é exatamente este ponto que eles querem resolver. Quer um exemplo: Pergunte a 5 pessoas o que é um modelo de desempenho e você terá 5 respostas diferentes (e provavelmente nenhuma certa).

A equipe pretende esclarecer os seguintes pontos:

  • O papel do material informativo nas avaliações de alta maturidade
  • O significado e uso dos modelos de processos e modelagem de processos
  • Como os objetivos de negócio estão ligados à alta maturidade
  • O que são causas comuns e como devem ser utilizadas
  • O que se espera de alta maturidade no desempenho individual de cada processo
  • A seleção, definição e o nível de instanciação dos subprocessos

A equipe de Alta Maturidade do SEI está focada nas PAs OPP – Organization Process Performance, QPM – Quantitative Project Management, OID – Organizational Innovation and Deployment e CAR – Causal Analysis and Resolution.

Constelações

O material em comum do core do CMMI (16 PA’s) foi modernizado nos modelos CMMI-DEV, CMMI-ACQ e CMMI-SVC. Algumas diferenças entre as constelações são intencionais e fazem sentido, outras podem ser eliminadas fazer mais sentido em conjunto.

Algumas áreas de processo do núcleo (áreas de processo comuns à todos os modelos) podem ter comportamentos e esperar resultados diferentes dependendo da constelação. Por exemplo: PP – Planejamento de Projetos pode ter uma prática específica na constelação de serviços que está ausente na versão de desenvolvimento.Foi feito um grande trabalho para normalizar este núcleo, porém, ainda existem exceções.

O glossário que anteriormente era inconsistente entre os três modelos passa a ser unificado.

Agora também há seis categorias para as áreas de processo como: Gerenciamento de Processos, Gestão de Projetos, Suporte, Engenharia, Aquisição e Criação de Serviço e Entrega.

Modernização das práticas

Todas as áreas de processos foram atualizadas para garantir que refletem o ambiente de TI atual e suas melhores práticas

Agile: Um material complementar foi adicionado para ajudar as organizações que mantém processos Agile.
Arquitetura: O material foi atualizado para incluir a consideração de requisitos funcionais e não funcionais durante o desenvolvimento.
Gerencia de fornecedor: O âmbito de gestão de acordo com fornecedores será clarificada, em especial no que se diz respeito a COTS, sourcing interno e propriedade do cliente.
Treinamento organizacional: Esta área de processo foi atualizada de modo á refletir novas realidades além das salas de aula.

Traduções

O CMMI esta disponível em francês, alemão, japonês, chinês e espanhol. É possível que até seu lançamento a versão em português esteja disponível, mas não esta confirmado.

Expansão da cobertura

Um número considerável de solicitações de mudanças tem sugerido uma maior expansão do modelo. O CMMI Steering Group e a equipe de desenvolvimento não vêem este lançamento como adequado para grandes ampliações, mas esta equipe irá adicionar informações atualizadas sobre arquitetura, garantia da qualidade, Agile e Lean Six Sigma. A equipe também tem sido encorajada a dar mais ênfase na satisfação do cliente

Cobertura multi constalações

Um dos temas da versão 1.3 é permitir o melhor compartilhamento entre as melhores práticas entre as constelações. Após alguns pilotos bem sucedidos a equipe planeja melhorar o método SCAMPI para facilitar as avaliações que utilizam áreas de processo de constelações multiplas.

Eficiência das avaliações

O método SCAMPI foi baseado (em parte) em avaliações baseadas no CMM para melhoria de processos internos (CBA-IPI). Os PIIDs foram introduzidos para reduzir o tempo de avaliação on-site, todavia a equipe tem gasto muito tempo na preparação dos PIIDs. A equipe do SCAMPI esta procurando maneiras inovativas para tornar as avaliações mais efetivas.

Algumas mudanças que provavelmente serão incluídas na versão 1.3 são:

  • Fornecer apoio SCAMPI aos três modelos
  • Corrigir todos os erros identificados durante a utilização do SCAMPI 1.2, incluindo algumas armadilhas encontradas pelos usuários e outros problemas.
  • Esclarecer o significado entre projetos focais e não focais assim como evidências diretas e indiretas
  • Esclarecer as orientações para delimitação do escopo de uma avaliação em uma ampla gama de tipos de organização e tamanhos
  • Criação de diretrizes para garantir um tratamento consistente das GPs
  • Resolver questões relacionadas às regras de qualificação e regras de classificação.

Tamanho do modelo

Para cumprir o quarto critério que limita o tamanho global dos modelos CMMI, a equipe de desenvolvimento procura maneiras de equilibrar as adições com as exclusões. Um grupo de avaliadores apresentou uma lista de sugestões para retirar práticas de menor valor e adicionar outras mais importantes.

Upgrade para a versão 1.3

O CMMI Steering Group aprovou um periodo significativo de sobreposição entre a liberação do CMMI v1.3 e a reforma do CMM v1.2. A equipe de desenvolvimento esta investigando formas inovadoras de disponibilizar informações sobre os Drafts do modelo. Vale lembrar que ninguém é incentivado à postergar suas avaliações e esperar pela versão 1.3.

Treinamento CMMI 1.3

Será desenvolvido um treinamento para facilitar o upgrade para o 1.3 para todos os modelos. Este treinamento estará disponível online. O treinamento normal continuará com a mesma duração de 3 dias.

Agenda de desenvolvimento do CMMI 1.3
Devido ao alto volume de solicitações de mudanças a equipe tem se preocupado muito com o calendário e a data estimada para liberação das três constelações é 01 de novembro de 2010. Para cumprir esta data o SEI conta com alguns pressupostos, mas estão se esforçando muito para cumprir.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.