O que faz a implementação de um programa CMMI demorar tanto? - Blog CMMI & MPS.Br

O que faz a implementação de um programa CMMI demorar tanto?

By on June 21, 2009

Depois do post “quanto tempo é necessário para se conseguir o CMMI?” recebi alguns e-mails perguntando o que faz demorar tanto para implementar o CMMI.

Primeiramente vamos entender que CMMI significa Capability Maturity Model Integration. Ou seja, é um modelo que prega capacidade e maturidade, e como todos sabem, não se vende maturidade em pílulas, maturidade leva tempo.

É simples, para seu filho de 5 anos entender o que é uma função [Y= f(x)] ele precisará aprender um monte de coisas antes como por exemplo “ler”, e ainda assim, quando ele tiver 15 anos se você der a ele o livro “Matemática aplicada” ele ainda assim não vai entender, ou vai ter um entendimento simplista do que é uma função.

Investe-se muito em um programa CMMI e para isto existe um tempo mínimo. Se uma organização tentar fazer nos chamados “prazos recordes” ela correrá um risco enorme de “gastar tudo de novo daqui a 3 anos”.

Particularmente conheço pelo menos dois casos de empresas que sairam do nível 0 para o 3 em menos de 2 anos, tem o Appraisal SCAMPI A publicado no site da sei e hoje não fazem um simples “plano de projeto” ou tem um processo definido. Em outras palavras, estas empresas vão gastar a mesma coisa ou mais quando forem reavaliadas ou seu SCAMPI A perderá a validade se sofrerem uma visita surpresa da SEI.

Claro que isto não é regra, também conheço casos de empresas que conseguiram o CMMI 2 e depois o 3 em 2 anos e o modelo esta firme e forte nas empresas.

Enfim, é melhor investir de forma consistente para que tenha maturidade de fato do que menosprezar o que realmente significa “maturidade”.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Nidia Monfore

    April 16, 2017 at 6:38 pm

    Really informative article post.Really looking forward to read more. Fantastic.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.