O que é CMMI II (de um jeito simples e fácil) - Blog CMMI & MPS.Br

O que é CMMI II (de um jeito simples e fácil)

By on July 5, 2009

Olá, atendendo ao pedido do nosso leitor Tony, resolvemos criar um post que explica de um jeito mais fácil o que é o CMMI.

CMMI Nível 1

Antes de mais nada, não existe avaliação CMMI nível 1, mas esta é uma classificação que pode ser dada a toda empresa que não foi avaliada em um nível de maturidade CMMI.
É o que é feito na maioria das empresas, requisitos entram e o produto sai, mas não se sabe ao certo como ele saiu e o que foi necessário para conseguir isto.

CMMI Nível 2

O CMMI nível 2 implementa a Gestão (PMI pode ajudar muito nesta fase). Neste ponto, cria-se o plano de projeto e os projetos são tocados de forma organizada e sistematizada. Você começa a medir as coisas e analisar o desempenho, assim as decisões são tomadas com mais embasamento. Gestão é a palavra chave do CMMI nível 2.

CMMI Nível 3

Agora que você já gerencia seus projetos é preciso melhorar a engenharia, processos e suporte ao desenvolvimento. No nível 3 você aprende a conhecer mais profundamente seus processos e o que tem dentro deles, suas caixinhas pretas diminuem e você consegue gerenciar melhor seus projetos.
Além do desempenho geral você começa a medir e analisar outros fatores dentro de seus projetos e da própria organização.
Existem várias áreas de processo que dão um retorno bem interessante como “gerencia de riscos”, “Treinamento Organizacional”, “Foco no processo” e outras.

CMMI Nível 4

Neste ponto você deve conhecer os fatores que realmente influenciam no desempenho de seus processos e atendimento dos objetivos de negócio. Aqui você cria modelos para predizer o que vai acontecer de acordo com o desempenho atual de seus processos. As caixinhas pretas agora são conhecidas e você sabe o real desempenho de cada uma.

CMMI Nível 5

Bom, se você chegou até aqui, isso quer dizer que a melhoria continua se tornou o modo de vida da organização. Neste ponto você conhece o que realmente influencia o desempenho de seus processos e cria projetos para melhorar ainda mais os mesmos. Estatistica (de verdade) é o ponto chave nos níveis 4 e 5.

Bom, como as imagens mostraram, você começa com uma “caixa preta” e vai conhecendo-a melhor. O objetivo final é conhecer cada pedacinho daquela caixa preta inicial para que você possa saber onde mexer para conseguir atingir os objetivos dos projetos.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.