Mantendo o foco nos objetivos - Blog CMMI & MPS.Br

Mantendo o foco nos objetivos

By on September 26, 2012

A sobrecarga do dia a dia acaba ajudando a perdermos o foco. Não há tempo e, em contrapartida, há uma infinidade de coisas para fazer, provocando estresse e ansiedade perdendo. Você pode até estar motivado no início da semana e definir como objetivos concluir um projeto ou estudar com afinco para algum exame. No entanto, não param de aparecer contratempos, seja no trabalho, em casa ou com amigos. Tanta coisa ao mesmo tempo só pode levar a confusão mental e é, neste ponto, que o foco em nossos objetivos se perde.

Algo que realmente é incapacitante frente a estas situações são a raiva e a indignação. É normal que a desconcentração se instale e que passemos mais tempo a reclamar do que a fazer o que deve ser feito. Por isso, a primeira dica para manter o foco é: organize as tarefas e objetivos por prioridades. Conclua as mais urgentes primeiro e uma de cada vez. Dê foco no que realmente importa. Depois de realizada a tarefa ou atingido os objetivos, se sentirá mais autoconfiante para conseguir fazer as outras.

Foco para atingir os objetivos definidos

Quando o problema é ter que fazer coisas que não gosta (mas que devem ser inevitavelmente realizadas) também é possível dar a volta. Pense no resultado final: o alívio do trabalho concluído, dinheiro, reconhecimento. Depois é usar sua energia com foco no processo, passo a passo. Se o projeto for muito grande, divida-o em partes menores, isso facilitará muito o trabalho.
Mas se mesmo assim ainda é invadido por sentimentos de incapacidade, ansiedade e estresse, não se pode perder o foco e deve-se tomar medidas para que estes sentimentos negativos não suguem toda sua motivação. Afaste o pensamento negativo: medo, frustração, baixa autoestima, falta de confiança, erros do passado. Com foco você tem o poder de mudar o seu humor e a forma como se sente em relação a si próprio e a todo o resto.

Mantendo o foco

Longe dos pensamentos negativos, crie estratégias para manter a mente longe deles. Tenha sempre seus objetivos em mente. Pense nas coisas boas que virão a partir do momento em que concretizá-lo. Dê a você um incentivo também. Por exemplo, umas férias no fim do projeto para descansar, é um bom elemento motivador. Coloque a paisagem do lugar que pretende ir em seu desktop, por exemplo. Sempre que se sentir desmotivado, ao ver a imagem certamente ganhará mais forças de vontade para seguir em frente e manter o foco.

A motivação é a chave para o seu sucesso. Aprenda a cultivá-la e não perca o foco!

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.