Como estão as avaliações CMMI SCAMPI no mundo (e como Brasil está)? - Blog CMMI & MPS.Br

Como estão as avaliações CMMI SCAMPI no mundo (e como Brasil está)?

By on June 16, 2009

Este gráfico ilustra o ultimo levantamento de avaliações SCAMPI feito pela Lanri.
Comparação de avaliações CMMI no mundo

Os números apresentados são bem interessantes, pois se queremos competir no mercado de Software ainda temos muito a fazer. Se queremos entrar para o seleto grupo de paises que “vendem” TI, ainda temos que trabalhar muito.

Para ter visibilidade internacional, precisamos ser mais conhecidos e provar que somos capazes e maduros. Hoje, o jeito mais respeitado para provar maturidade em TI é o CMMI.

Repare que para cada empresa brasileira avaliada no CMMI …
… na Índia 4 empresas são avaliadas
… na China 7 empresas são avaliadas
… nos Estados Unidos 12 empresas são avaliadas

Um dado interessante é que a China começou a investir em TI a pouco tempo, logo depois que viu que a India estava tendo sucesso com isso. Hoje ela é a segunda em avaliações. E nós aqui no Brasil… o que fizemos?

A propósito, eu levantei quanto o Brasil representa percentualmente, e… por volta de 2%.

Coincidência ou não, os grandes projetos, grandes licitações tem sido ganhas por empresas com bons níveis de maturidade CMMI. Há três anos, algumas destas empresas não faturavam metade do que faturam hoje.

A pergunta que fica é “será que valeu a pena investir em maturidade de software?” – Como certeza a resposta é SIM.

Enfim, este post é um alerta, pois temos potencial, somos criativos, temos qualidade, mas… ainda precisamos fazer mais se queremos entrar de fato no mercado de TI internacional.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.