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Aprenda com seu erro e seja um profissional melhor

By on September 10, 2012

Errar não significa necessariamente fracassar. Um erro não pode ser sempre considerado como um acontecimento negativo, nem o seu causador como um fracassado. Nada disso! O mais importante é que a pessoa esteja predisposta a entender o porquê de essa situação ter ocorrido e querer buscar soluções válidas para a retificar. Todo o ser humano comete erros ou falhas, mais ou menos graves, que poderão ser corrigidas, em função do comportamento posterior de quem as causou. No entanto, se uma pessoa estiver consciente do fato de que provavelmente irá errar, a falha que cometer poderá ser minimizada. Temos que estar treinados de maneira a transformar um erro em uma oportunidade.

Erro e Murphy são amigos

A Lei de Murphy foca esse mesmo tema, desempenhando um papel fundamental no que se refere ao alerta, pois segundo ela “Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará”, o que significa que o mais importante é conseguir planejar o que fazer quando as coisas falham (gerenciamento de riscos?), já que de certo elas irão mesmo falhar em algum momento.

Perante uma situação negativa e de fracasso nem todos nós reagimos da mesma forma. Uns enfrentam o erro, outros o partilham, outros ainda ficam acusando terceiros procurando se liberar da responsabilidade. Quer seja sozinho, quer em situação de trabalho em equipe, quando o erro acontecer, as pessoas deveriam procurar pensar antes de agir e nunca reagir por impulso, o que iria decerto piorar os acontecimentos. Também é importante não encobrir ou camuflar o erro, pois o mesmo será descoberto mais tarde e já não ter solução, atingindo provavelmente enormes proporções. Assumir o erro é sempre a melhor forma de o corrigir antecipadamente.

Aprenda com o erro

Os gerentes deveriam sempre alertar sua equipe para esse aspecto, referindo que ninguém deve ter medo de errar, salientando também que é imprudência cometer mais do que uma vez o mesmo erro. Para tal, seria bastante útil pedir ajuda, demonstrar humildade e vontade em aprender. É mesmo com os erros que se aprende, que se adquire conhecimento e se ganha experiência, fazendo correções de forma a melhorar cada vez mais.

Assim, em contexto de trabalho, o erro deve ser visto como uma possibilidade de melhoria, dado que é analisada a situação causadora e responsável pela sua origem. Deve ser tudo registrado analisando não só a situação em si, mas também o que o antecedeu, de forma que possam ser tiradas conclusões. Alcançando a solução final para o problema, podem ser implementadas normas de procedimento para o desempenho de determinada tarefa. Essa situação pode já ser considerada como que o processo de melhoria contínua da qualidade, sendo essencial o treinamento, envolvimento e empenho de todos da organização.

Se nossos projetos ou tarefas falham, não podemos reagir negativamente, ficando com vergonha ou frustração. Temos que aprender e ter uma atitude otimista. O caminho para o sucesso se encontra pleno de fracassos, cabendo a nós mesmos nos desviarmos deles e procurar o melhor percurso, não tendo importância se é o mais curto ou o mais longo, mas com certeza o que nos trará melhores resultados. Não tenha medo do erro.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

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