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Administração de tempo de um jeito prático!

By on October 16, 2012

O tempo é um dos recursos mais escassos nos dias de hoje e ter uma boa administração de tempo é essencial para se ter sucesso tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Veja abaixo o que você pode fazer ter uma administração de tempo efetiva e tirar mais proveito em qualquer atividade.

Aqueles que gastam mal seu tempo são os primeiros a se queixar de sua brevidade
– Jean de La Bruyère

Administração de tempo prática

Estabeleça objetivos: Básico a toda administração de tempo é ter objetivos definidos que podem ser diários, semanais e mensais. Ponha a lista em um lugar visível para que você não perca seus planos de vista.

Faça planejamentos para o seu dia: em uma agenda, um caderno ou mesmo no computador. Coloque todas as atividades que deve realizar no dia. Defina um grau de prioridades (urgentes, importantes, normais): as urgentes devem ter prioridade e serem realizadas primeiro. Controle a lista durante o dia para poder tomar medidas imediatas no caso de achar que não vai conseguir ter tempo para realizá-las todas. Deve-se lembrar  que para ter uma boa administração de tempo é importante separar o importante do urgente

Aprenda a dizer não: Talvez uma das palavras mais importante para a administração de tempo é o “não. Não diga sim para solicitações que não sejam compatíveis com seus objetivos. Não há nada de errado em não estar disponível de vez em quando. Aprenda a avaliar o que realmente é importante para você e evite gastar seu tempo com coisas desnecessárias.

Seja organizado: ao iniciar qualquer atividade, leve-a até o fim. Começar várias coisas ao mesmo tempo é um dos maiores inimigos da administração de tempo, isso só contribuirá para atrapalhar o bom andamento de seu dia. Divida grandes tarefas em partes menores para poder monitorá-las melhor.

Delegue o trabalho: você não pode e nem deve fazer tudo sozinho. Aprenda a dividir o trabalho. Assim, você ganhará mais tempo e conseguirá se concentrar no que realmente é importante e uma boa administração de tempo lhe ajudará a encontrar e focar no importante.

Tome decisões: nada nos faz perder mais tempo do que a indecisão. Portanto, não a adie nunca.

Seja conciso: aprenda a utilizar diagramas e sintetizar a informação. A maior parte do que você escreve ou fala pode ser sempre resumida. A simplicidade faz toda a diferença na administração de tempo.

Faça uma limpeza: tire de sua mesa de trabalho pilhas de papéis que já não utiliza. Mantenha apenas o que precisa e a organize de forma a manter mais acessível tudo o que você usa com mais frequência.

Administração de tempo e disciplina

Por fim, uma boa administração de tempo exige disciplina. Mas, com o tempo, ela se transformará em um hábito e você apenas colherá os resultados positivos dessa prática. Você perceberá que faz uma boa administração de tempo quando perceber que faz tudo isso sem ter que se lembrar desta lista.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

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