11 dicas para apresentações, reuniões e conversas realmente produtivas - Blog CMMI & MPS.Br

11 dicas para apresentações, reuniões e conversas realmente produtivas

By on March 20, 2012

1. Tempo é dinheiro, logo defina sempre um horário para início e um para término. Tenha foco, não deixe a conversa “girando no vazio”.

2. Planeje, defina um tempo para cada assunto que será discutido e um tempo para as perguntas.

3. Capriche no visual e nas informações. Quando for fazer apresentações procure usar um visual agradável e diagramas. Lembre-se que imagens dizem mais do que palavras e as pessoas devem prestar atenção no que você está falando e não no mundo de textos que você colocará nos slides. Da mesma forma, nas discussões e negociações prepare-se antes e vá com um bom material de apoio.

4. Para tornar uma reunião ou apresentação mais produtiva envie um material prévio aos envolvidos e estude o assunto e material.

5. Procure manter as reuniões em um período de uma hora. Para isto, seja objetivo.

6. Se surgiu um determinado assunto que nada tem a ver com o objetivo da reunião, interrompa-o e volte ao tema previsto inicialmente.

7. Seja um bom ouvinte e não um chato interrompendo toda hora. Espere o interlocutor terminar e na sequência faça suas perguntas.

8. Indicadores são importantes, procure alinhar as conversas, apresentações e discussões à indicadores. Além de prover estes indicadores, procure obtê-los quando estiver do outro lado.

9. Quando de discussões relacionadas à ações procure sempre definir pelo menos: O que será feito, quem será o responsável, quando será entregue e qual o custo envolvido. Questionar-se também sobre “porquê fazer isto” ajudará a decidir melhor sobre quais ações executar.

10. Defina tempo até para as questões. Cinco minutos é suficiente para 95% das questões, então procure se limitar à não mais que este tempo.

11. Documente o que foi discutido na conversa e envie para conhecimento (e alinhamento) aos envolvidos

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

2 Comments

  1. Eliseo Bergeson

    March 25, 2017 at 8:38 pm

    You actually make it seem so easy along with your presentation but I to find this matter to be actually one thing that I believe I might never understand. It sort of feels too complicated and extremely huge for me. I am having a look forward to your next submit, I’ll try to get the cling of it!

  2. Justine Bucknam

    April 16, 2017 at 7:26 pm

    Looking forward to reading more. Great article.Thanks Again. Really Cool.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.