Como sei se nossa metodologia de desenvolvimento de software é boa? - Blog CMMI & MPS.Br

Como sei se nossa metodologia de desenvolvimento de software é boa?

By on February 12, 2013

Todo ano surgem novas técnicas prometendo ser o santo graal para o desenvolvimento de software, a maioria tem boas propostas e meios diferentes para otimizar o tempo e melhorar a qualidade. Mas no desenvolvimento de software temos uma variável que pode influenciar muito no sucesso de uma destas técnicas, que é o fator humano. Paralelo a tudo isso há uma cultura de não usar números para aferir os resultados, então acreditamos muito mais no que se é falado do que nos números.

A grande barreira para o desenvolvimento de software

A primeira coisa a ter em mente é que só se pode melhorar o que pode ser medido. A comunidade de engenharia de software deve aprender a medir os resultados e sair do discurso, pois isso ajudará na evolução da própria comunidade e do processo de desenvolvimento de software como um todo.

Ao invés de acreditar cegamente no que dizem, as empresas devem medir o desempenho e fazer analogias com projetos similares. Um bom exemplo é comparar a produtividade média em um período que se utilizava uma técnica com outro. Se em um momento X a produtividade média da equipe era 10 pontos por função, após a adoção de uma nova técnica para o desenvolvimento de software este número precisa ser menor que 10. Se não for, não houve ganho.

Outro ponto a se considerar no desenvolvimento de software é o custo total do projeto. Costumo dizer que o gerenciamento financeiro é um dos fatores que mais faz um gerente de projetos amadurecer, então deve-se analisar o custo do projeto abordando tanto seu momento de desenvolvimento quanto o momento de estabilização. Algumas técnicas quando mal aplicadas entregam rapidamente um produto semi-pronto passando a falsa impressão de velocidade, resumindo, gasta-se para desenvolver e para arrumar o desenvolvimento mal feito.

O desenvolvimento de software com a técnica de resultados

Não existe a melhor técnica de desenvolvimento de software, o que existe são os modelos com diversas recomendações de boas práticas tais como CMMI, MPS.Br, ITIL, ISO, PMI e diversos outros. As práticas destes modelos podem ser aplicadas em diversas técnicas e em normalmente focam na engenharia de software. A cultura da empresa é outro fator que pode influenciar na adoção ou não de uma técnica.

Assim, antes de falar que uma técnica, modelo ou metodologia de desenvolvimento de software é melhor que uma outra devemos aprender o valor dos indicadores. Somente com indicadores poderemos ter certeza de que realmente melhoramos o processo.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *