Cinco meios para incorporar CMMI em métodos ágeis - Blog CMMI & MPS.Br

Cinco meios para incorporar CMMI em métodos ágeis

By on May 30, 2010

Há um equívoco em achar que CMMI e métodos ágeis são opostos. Um depende mais de processos e institucionalização de um método padrão, o outro enfatiza a iteração entre os envolvidos no projeto e “Fazer software e não documentação” (Manifesto Agil). Um processo documentado e institucionalizado é o coração do CMMI e é frequentemente utilizado como modelo para definição de metodologias de desenvolvimento para projetos críticos. Por outro lado, a abordagem Agil é colocada em ação quando um projeto apresenta mudanças incrementais, em particular aquelas que não foram incluídas na definição de escopo inicial.

Há criticas a ambos, bem como: “CMMI é usado apenas em grandes projetos ou projetos de críticos que necessitam uma equipe muito grande e um ciclo de vida rígido”. Do outro lado: “Aqueles que implementam métodos Ágeis tem sido classificados como o indisciplinados ou “hackers” de projetos de software”.

O Software Engineering Institute (SEI) acredita que os críticos não estão exatamente certos. O sucesso ou fracasso da aplicação das metodologias Agile nada tem a ver com documentação, e segundo Margaret Kulpa e Johnson Kent: “Você poderia escrever uma tonelada de documentação sobre seus processos sem necessariamente praticar o que está no papel.

Então, onde é que os gerentes de projeto encontram “terreno comum”? Segundo os autores: “A institucionalização”, que o CMMI define como “A maneira de fazer negócios que uma organização segue rotineiramente como parte de sua cultura”. Simplificando, uma empresa de TI pode ter um alto grau de colaboração como parte de seu DNA , implementar a cultura Agile e estar aderente aos princípios definidos pelo CMMI ao mesmo tempo.

Há diversas formas de se institucionalizar métodos Agile com CMMI através da adoção de práticas genéricas associadas aos níveis de maturidade 2 e 3. Aqui estão algumas das mais importantes, senão as mais fáceis em um programa de implementação

  1. Estabeleça uma política organizacional para planejar e executar Métodos Agile
    O primeiro passos é comunicar a todos o porque e como os métodos Agile serão utilizados na organização. É bom fazer a comunicação como é feita em projetos Agile. Por outro lado, os planos para a utilização de abordagens ágeis devem ser formalizados (documentados) para se certificar de que todos os processos são definidos e seguidos. Para ser eficaz, a política deve ter informações básicas que todos devam saber para se trabalhar em um projeto Agile.
  2. Estabeleça responsabilidade e autoridade para executar métodos Agile
    A fim de se certificar de que o plano está sendo implementado e as políticas estão sendo seguidas, as pessoas deve ter autoridade e perfis correspondentes, como, por exemplo, o Product Owner ou o Scrum Master. Deve-se verificar a aplicação de métodos ágeis, enquanto, ao mesmo tempo, verificar se esta aderente ao CMMI. Isto quer dizer, monitorar se os processos estão sendo executados de acordo com o plano. Obviamente, qualquer desvio do plano deve ser corrigido.
  3. Identifique e envolva os stakeholders relevantes
    Uma boa coisa nos métodos Agile, é que o cliente é envolvido no projeto constantemente e o mesmo fornece feedback de cada incremento ou entrega. No entanto, o feedback dos clientes não é a única opinião que deve ser considerada; O feedback de outras partes interessadas, tais como a alta direção, membros da equipe, ou outros envolvidos no projeto.
  4. Revise o status do programa de implementação com a alta direção
    A implementação de um programa Agile em uma organização ou projeto requer apoio e suporte da gestão em geral, e isto é possível se eles souberem como funciona ou terem uma idéia clara das questões envolvidas nos métodos Agile.
    Os autores recomendam fornecer dados relacionados ao status com os “Scrum Burndown Charts” que ajudarão fornecer estratégias de gestão e recursos, e resolver quaisquer questões ou impedimentos relatados por equipes Scrum.
  5. Treine as pessoas na execução de métodos Ágeis
    A aceitação de uma implementação Ágil em uma organização é mais fácil se:
    – For definida pela alta administração
    – Ter comunicação clara e objetiva
    – Se conhecida e apoiada por todos envolvidos
    Há uma série de Métodos Ágeis por ai, e na adoção de qualquer um dos métodos deve-se considerar auto-estuto, workshops, treinamentos por especialistas ou até mesmo treinamentos externos.

Enfim, CMMI (ou MPS.Br) e Agile convivem muito bem juntos e ajudam bem até o CMMI nível 3.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.