Trabalho em equipe: Dividir para conquistar - Blog CMMI & MPS.Br

Trabalho em equipe: Dividir para conquistar

By on November 8, 2012

Atualmente o trabalho em equipe é um dos principais fatores de sucesso das empresas. As pessoas devem trabalhar em conjunto, para que possa ser possível atingirem mais rapidamente os objetivos propostos. Um conjunto de pessoas tem provavelmente mais ideias do que uma só. Assim, dado que cada pessoa tem as suas próprias experiências, o compartilhamento de idéias com os outros membros pode trazer valiosos benefícios para a empresa.

O trabalho em equipe e a divisão de tarefas

Com o trabalho em equipe pode-se dividir as tarefas de um determinado trabalho e conquistar resultados mais rapidamente. No entanto esta divisão tem que ser justa, deixando a cada membro da equipe com uma parte equivalente para fazer. No trabalho em equipe o equilíbrio é fundamental, não de deve deixar determinados membros da equipe sobrecarregados enquanto outros podem ficar sem nada para fazer. Isso só iria trazer mau ambiente para o grupo, criando invejas e rivalidades.

Uma dificuldade do trabalho em equipe é a confiança. As pessoas devem confiar umas nas outras pois cada um terá um pedaço importante do trabalho e o conjunto de “pedaços” definirá o conjunto que é o objetivo final. Desta forma, será importante haver um planejamento de todas as tarefas, para que os objetivos pretendidos e as tarefas propostas sejam satisfatoriamente cumpridas dentro do prazo estipulado.

O ser humano é um ser social, portanto existe sempre uma forte probabilidade de se perder tempo com futilidades que nada tenham a ver com o trabalho em si. Isso pode tanto ser bom quanto mal, dependerá muito do resultado apresentado até o momento. Pode tanto incentivar o trabalho em equipe quanto pode ser motivo de dispersão, a maturidade e comprometimento com os resultados definirá qual dos dois é mais apropriado

Trabalho em equipe e saber ouvir

Durante o trabalho em equipe é muito importante ouvir as ideias do grupo, em diversas oportunidades serão apresentadas boas idéias que podem ser bem aproveitadas. Em toda equipe há aqueles que querem sempre coisas novas, aceitam idéias e querem implementa-las quanto aqueles que só criticam. Identifique e administre estas situações. O trabalho em equipe requer diversos momentos de brainstorm, incentive estes momentos e não critique. Aproveite para identificar boas idéias.

Os conflitos durante o trabalho em equipe

Conflitos sempre acontecem dentro a equipe e devem sempre ser administrados. É importante conhecer todos os lados da história antes de tomar decisões, mas mais importante ainda é desencorajar os conflitos. Conflitos são ruins para a moral da equipe e por diversas vezes podem comprometer o objetivo final.

Enfim, o trabalho em equipe é essencial para o sucesso de todo e qualquer projeto ou serviço.

Um dos melhores exemplos do trabalho em equipe é a Formula 1

Um dos melhores exemplos do trabalho em equipe é a Formula 1

About Autor Externo

Artigo de fonte externa

One Comment

  1. Terri Broida

    April 16, 2017 at 6:16 pm

    Thanks for sharing, this is a fantastic blog post.Much thanks again.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.