ROI como ferramenta de redução de custo - Blog CMMI & MPS.Br

ROI como ferramenta de redução de custo

By on January 8, 2012

Você já se fez a pergunta “quanto este projeto irá economizar para a empresa?”. Qual é seu ROI?

Se não, é uma boa pergunta para se fazer, aliás, ter este pensamento poderá ajudar muito a empresa na redução de custos.

Em toda empresa anualmente são propostos diversos projetos para melhoria dos processos, todavia, quantos destes projetos são realmente necessários para a empresa? É muito fácil falar “com este sistema nós vamos melhorar o processo”, mas sem dados não é possível confirmar nada. É preciso analisar o retorno sobre o investimento ou simplificando, ROI.

Analisando o ROI

Uma empresa tem um processo de coleta de sugestões de melhoria. As melhorias aprovadas são recompensadas. Esta empresa recebe 100 sugestões por mês e tem uma pessoa dedicada para este trabalho. O custo operacional deste processo é de 30.000 por ano. Após um certo tempo a empresa decide por desenvolver um sistema para melhorar este processo. O custo de desenvolvimento do mesmo será de 100.000.

A pergunta que fica é: Qual a viabilidade financeira deste sistema? Certamente ele trará diversos benefícios como segurança, agilidade, controle, mas o investimento terá retorno (ROI)?

Calculando o ROI

Uma boa e simples técnica para análise do retorno do investimento é verificar “em quanto tempo o projeto se paga”, isso é análise de ROI. Deve-se realizar uma análise de quanto o projeto economizará mensalmente e dividir o valor do investimento pelo valor da economia mensal, assim se obtém a quantidade de meses. A empresa por outro lado pode definir uma critério simples de por exemplo, só executar projetos que se paguem em até 24 meses, ou seja, projetos com ROI em dois anos.

Um critério simples como este certamente reduz o custo visto que projetos com pouca viabilidade financeira deixam de ser executados. Em outras palavras, projetos sem ROI ou com ROI baixos não são executados.

Enfim, a análise do retorno do investimento (ROI) é um excelente método para redução de custos e uma prática que deve ser considerada por toda organização.

Em tempo: É importante considerar a análise de ROI mesmo em demandas legais. Muitas vezes pode-se reduzir o escopo e ainda assim atender a norma.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.