Os 13 atributos do líder eficiente - Blog CMMI & MPS.Br

Os 13 atributos do líder eficiente

By on December 10, 2012

Para ser um líder eficiente e bem sucedido é necessário desenvolver determinadas competências e ter determinados atributos, de forma a conseguir êxito na sua carreira e o consequente sucesso em sua organização.

O líder eficiente planeja

Um líder eficiente deve definir seus objetivos de forma precisa e clara. Ele sabe exatamente quais suas metas e onde está querendo chegar. Assim, ele deverá elaborar um plano de trabalho que vá de encontro ao que pretende e de acordo com os interesses da organização. Uma preocupação a ser considerada será a de analisar concretamente todos os prós e todos os contras relativamente a cada etapa do processo de trabalho, analisando detalhadamente quais os passos a seguir. O líder eficiente, após a tarefa de planejamento, deve verificar seu plano em conjunto com sua equipe.

Segurança nas decisões

O líder eficiente deve ser seguro nas decisões, deve pensar antes de decidir, de forma a considerar todas as hipóteses, optando pela que melhor se adequa aos interesses da organização e às competências de sua equipe. O líder eficiente deve considerar que como todo ser humano, também pode errar. Assim, deve pensar em alternativas caso isso se concretize. No entanto, mesmo nos casos de falhas, sua equipe continuará confiando no mesmo. Na realidade, quem toma decisões acertadas pode não ser um líder, mas quem decide e demonstra suas crenças e convicções no que decide, mantendo-se coerente relativamente a suas decisões, admitindo o erro quando ele existe e reconhecendo-o, buscando soluções para o retificar, é concerteza um líder eficiente, que tem a admiração de toda a equipe, que o apoia.

Auto motivação

O líder eficiente é alguém que tem a capacidade de se auto-motivar e de motivar sua equipe. Todos admiram essa característica me seu líder. Um líder motivado terá mais facilidade em motivar sua equipe, pois esta característica é contagiante e um líder que não estiver motivado não tem a menor possibilidade de motivar quem o segue.

Um líder eficiente sabe dar o exemplo

O líder eficiente deve vestir a camisa de tal forma que demonstre fazer tanto mais do que o esperado quanto pelo que é pago. Ele só consegue ter êxito se andar na frente, se tiver uma atitude otimista e preserverante. O líder eficiente terá de ser uma pessoa esforçada, tendo como preocupação verificar se o trabalho está sendo bem feito e dando o exemplo a sua equipe. Uma das atitudes mais admiradas no líder eficiente é o comprometimento com as causas da empresa, terminado e completando todas as tarefas que inicia e que esteja sempre disponível para fazer ainda mais. O líder eficiente deve acreditar em seu trabalho, transmitindo à sua equipe que acredita na organização e que é importante ultrapassar obstáculos que surjam com determinação e otimismo.

Grande poder de comunicação

O líder eficiente deve ter o cuidado de comunicar seus objetivos de uma forma simples e clara, para que todos o entendam. Deve estar disponível para esclarecimentos ou para responder a questões colocadas pelas suas equipes. Um líder eficiente deve ajustar o seu tipo de linguagem ao seu público, tanto em conversa com pessoas com cargos elevados da empresa, como falando com sua equipe, ou mesmo falando em público para uma plateia mais numerosa.

Positivo e otimista

O líder eficiente deve demonstrar otimismo e confiança, mantendo sua equipe motivada e entusiasmada. A personalidade do líder é respeitada e pode contagiar a totalidade dos membros da equipe. Assim, a personalidade do líder pode influenciar todo o grupo, o que significa que se sua atitude for positiva, a equipe tem enormes probabilidades de se manter otimista e confiante. No entanto, se for negativa, todo o grupo irá agir de uma forma mais desmotivante, demonstrando pessimismo.

Domínio dos detalhes

O líder eficiente compreende e desempenha cada tarefa de uma forma pensada, refletida e tem todas as habilidades e conhecimentos para realizar o seu trabalho da melhor forma, dominando todos os aspetos e dando atenção a cada pormenor, considerando a importância de cada um.

Altruísta

Um líder eficiente deve ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, de ver o outro lado da questão. É importante que ele se consiga colocar no lugar de seu pessoal, mas não precisa concordar com seus pontos de vista, mas sim entendê-los, ver como as pessoas se sentem analisar seus pontos de vista.

Mandela - Um líder eficiente sem sombra de dúvidas

Mandela – Um líder eficiente sem sombra de dúvidas

Promover feedback

O líder eficiente tem de informar sempre seus subordinados relativamente ao desempenho deles. Deve dar sempre um feedback, mesmo quando o trabalho for bem feito. Caso existam erros, esse feedback deverá ser o mais possível positivo, de modo a que quem errou consiga ver onde cometeu a falha, para que de futuro não tenha dificuldades e saber que quando há dúvidas o melhor é perguntar antes de agir.

Delegação

O líder eficiente está constantemente buscando formas de ensinar suas habilidades a outras pessoas. Assim, é possível que outros elementos da equipe evoluírem profissionalmente e sejam capazes de substituir o líder em algumas tarefas. Desta forma, o líder eficiente estará conseguindo incutir capacidades de liderança em outras pessoas, ou seja, estará formando outros líderes. O líder eficiente também delega tarefas que inicialmente eram suas em outras pessoas, passando a ter mais tempo para trabalhos mais importantes ou complexos e conseguindo motivá-los.

Justiça e compreensão

O líder eficiente deverá respeitar sua equipe, procurando tratar todos de uma forma igual, com justiça e compreensão. Ele deverá ter uma atitude correta, de forma a garantir que todos sejam tratados com igualdade e de forma justa, criando assim um sentimento de segurança e respeito.

Responsabilidade

O líder eficiente deverá assumir a responsabilidade pelos erros da equipe, de forma a manter o sentimento de segurança de todos os seus seguidores.

Soluções alternativas

O líder eficiente deve ser uma pessoa corajosa e auto-confiante, pois só assim terá uma personalidade capaz de enfrentar novos desafios e buscar soluções alternativas e inovadoras. Com todas as dificuldades presentes na economia mundial, é sempre necessária uma adaptação à mudança, inovando e procurando alternativas.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *