Oportunidades quando se fala outro idioma - Blog CMMI & MPS.Br

Oportunidades quando se fala outro idioma

By on October 22, 2012

Aprender um novo idioma não é simples mas é recompensador. Hoje em dia, os países estão cada vez mais próximos devido aos avanços tecnológicos, particularmente com a Internet. Falar mais de um idioma é um fator muito importante para que seja possível contactar  pessoas de outros países, tanto a nível profissional, como pessoal. Os idiomas mais falados em todo o mundo são o chinês (mandarim), o inglês e o espanhol. Aprender uma destas línguas pode ser bastante importante, principalmente quando se trabalha em uma empresa multinacional ou com contatos com empresas internacionais. No entanto, no caso de uma empresa que não tem quaisquer fornecedores ou clientes no exterior, só o fato de haver alguém que fale corretamente algum idioma, como o inglês por exemplo, poderá dar origem a novas possibilidades de negócio.

Alguém que fale um idioma diferente, como o Russo ou o Japonês, pode tornar-se indispensável para determinada empresa, pois não é nada fácil encontrar que domine estas idiomas e os negócios com estes países podem ser muito benéficos. Assim, será muito valorizado um Currículo onde se pode verificar que são dominados alguns idiomas e quantos mais melhor.

Um novo idioma favorece o desenvolvimento profissional

Existem bastantes oportunidades que se criam quando se fala mais do que um idioma. No caso de alguém que pretenda tentar uma carreira profissional em outro país, só o fato de conseguir comunicar perfeitamente no idioma desse país, será um aspeto que irá valorizar a sua candidatura. Se, por exemplo, em uma empresa for necessário um interprete, o que pode ocorrer quando algum cliente ou fornecedor de um outro país, ou no caso de algum congresso internacional, se alguém falar corretamente um ou mais idiomas, pode contribuir para que a empresa não tenha gastos provenientes da contratação de alguém especifico para o efeito. Essa pessoa tem então mais possibilidades de ver o seu salário aumentado, devido a suas competências e habilidades serem reconhecidas e bastante úteis. Um outro exemplo é a chegada de um colega de trabalho vindo de um outro país.

Neste caso, se ele não dominar o Português, quem falar um outro idioma poderá comunicar com o novo colega, facilitando a sua integração.

No caso de uma pessoa na situação de desempregada, por exemplo, ou de alguém que tenha necessidade de receber um pouco mais de dinheiro, caso fale fluentemente um outro idioma, poderá sempre candidatar-se a trabalhos de tradução, que sempre se encontram disponíveis na Internet e que poderá fazer a partir de sua própria casa.

Falar outro idioma abre portas profissionalmente

Falar outro idioma abre portas profissionalmente

Oportunidades de falar um novo idioma a nível pessoal

Ao nível pessoal e particular, uma pessoa que domine outros idiomas não terá dificuldade em viver em outro país, ou em ir de férias para o exterior, pois conseguirá comunicar bastante bem com os habitantes dos países em causa. Quando se tem familiares no exterior, um aspeto importante é aproveitar a oportunidade para ir visitá-los e aprender o idioma falado nesse país. Assim, conseguirá ver e entender o que passa na televisão desse país, entender as músicas, ler o jornal sem dificuldade e também não terá problemas se for sozinho dar uma volta ou no supermercado, por exemplo.

Quando se fala um novo idioma, você pode tirar grande proveito, pois consegue se conectar com todo o mundo, aproveitar mais e melhores oportunidades e se sentir realizado, tanto ao nível pessoal, como profissional. E você, fala mais algum idioma para além do Português?

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.