Gerenciamento de Tempo no Trabalho - Blog CMMI & MPS.Br

Gerenciamento de Tempo no Trabalho

By on November 7, 2012

O gerenciamento de tempo é um fato essencial a ter em conta quando se está a planejar o trabalho. É bastante importante que seja feita uma previsão do tempo necessário ao desempenho de cada tarefa. Só com um bom gerenciamento de tempo, desde as tarefas menores, até às mais complexas, é possível verificar se a empresa estará demorando tempo em excesso para todas as tarefas, incluindo as mais simples, significando, caso isso aconteça, que está havendo prejuízo, pois tempo é dinheiro.

Gerenciamento de Tempo na Equipe de Trabalho

Para realizar um bom gerenciamento de tempo referente ao trabalho dos seus colaboradores, tem de ser analisado um conjunto de fatores relativos à rotina diária e aos objetivos da equipe. Devem ser especificadas quais as atividades mais e menos produtivas, qual o tempo gasto em cada uma delas e quanto tempo é despendido em interrupções. Também é importante verificar quanto tempo é gasto com as questões urgentes, com as importantes e com as de menor importância, de modo a não se perder tempo com assuntos irrelevantes ou secundários. Um outro aspeto a considerar é analisar todas as suas tarefas, verificando se algumas delas podem ser realizadas pelos seus colaboradores. Desta forma poderá delegar algumas tarefas, tendo assim um melhor gerenciamento de tempo mais efetivo que permita focar em outras mais relevantes.

Dicas importantes no gerenciamento de tempo

Parater um gerenciamento de tempo mais eficaz, terá de estabelecer de uma forma clara os principais objetivos que pretende alcançar, adequando o tempo disponível à tarefa que tem que executar. Deverá também planejar o seu dia-a-dia, escrevendo numa agenda os seus compromissos, reuniões e outras atividades que que desempenhar, de forma a melhorar o gerenciamento de tempo o de uma forma mais correta. É essencial para o gerenciamento de tempo distinguir o que é importante do que é urgente. Estabelecendo essas prioridades, poderá estruturar o seu trabalho de uma forma mais lógica. Quando tiver um compromisso de trabalho, deverá verificar qual o objetivo do mesmo, fazendo um planejamento adequado, para que o essencial seja tratado e também para que não haja qualquer esquecimento em relação a assuntos importantes. Sempre que estiver sozinho realizando uma tarefa importante, que necessite de muita atenção, deverá isolar-se e, por exemplo, pedir para não receber chamadas telefônicas que não forem urgentes. Saber dizer “não” é também um fator fundamental, pois por vezes quando nos é pedido um favor, a gente tem tendência a fazê-lo, mesmo em situações de muito trabalho. Nesse caso, para ter um gerenciamento de tempo melhor, é preferível dizer mesmo que não é possível, de uma forma simpática, para não prejudicar seu trabalho. Como já foi referido, a delegação de tarefas é uma forma de ganhar tempo para os trabalhos e projetos mais importantes.

Assim, pode delegar mais responsabilidades a seus colaboradores e eles também se sentirão satisfeitos, por lhes ter sido dada oportunidade para desempenhar outras tarefas, o que na maior parte das vezes é visto como um fator que aumenta a motivação.

E você, habitualmente faz o gerenciamento do seu tempo?

A falta de gerenciamento de tempo pode acarretar nisso

A falta de gerenciamento de tempo pode acarretar nisso

About Autor Externo

Artigo de fonte externa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.