Erros que não se devem cometer no inicio da carreira profissional - Blog CMMI & MPS.Br

Erros que não se devem cometer no inicio da carreira profissional

By on September 13, 2012

Quando uma pessoa está terminando seus estudos, ainda sem experiência profissional, a entrada no mundo do trabalho acontece normalmente através da realização de um estágio. Apesar de estar no início da sua carreira profissional, o estagiário deverá se comportar como um profissional, mas nem sempre é assim que acontece. Existem vários erros que podem prejudicar o sucesso em um primeiro emprego e atrasar a evolução da carreira profissional, o que pode significar que depois do estágio não continuará na empresa.

Quais erros  podem atrapalhar minha carreira profissional?

Os erros no trabalho podem ser aceitáveis, pois o estágio tem como objetivo ensinar a prática de uma profissão. Mas existem erros que devem ser evitados no início da carreira profissional, como por exemplo os de conduta que, uma vez cometidos, maculam a imagem da própria pessoa e poderá ser difícil reverter determinadas situações.

Se o estagiário demonstra falta de iniciativa, de certo que não permanecerá na empresa por muito tempo. É importante que demonstre interesse e queria dar o máximo pela organização pois isso ajudará muito na carreira profissional.

Um outro erro é o fato de não se entrosar com a equipe. Um estagiário no início da carreira profissional, deve mostrar qualidades de como trabalhar em equipe, não é bom ficar isolado nessa fase. É muito importante se relacionar com todos os colegas da equipe.

Atrasos e faltas constantes são bastante negativos para o crescimento na carreira profissional. Um estagiário deve apenas faltar caso ocorra um imprevisto inadiável, no entanto atrasos diários prejudicam muito não só a sua imagem como com profissional, como também a equipe de trabalho. Uma equipe pode ficar parada ou atrasar bastante o trabalho, caso um elemento da equipe não esteja presente.

O estagiário deve demonstrar que tem muita vontade em aprender sobre a empresa e sobre o seu trabalho, deve demonstrar que quer crescer na carreira profissional e ajudar a empresa a crescer. Assim, sendo bastante participativo, aumenta as probabilidades de continuar após o estágio e se tornar um bom profissional.

O início da carreira profissional é um momento para aprender

Falar mais que ouvir é um grande erro de quem está no inicio da carreira profissional. O estagiário deve ouvir tudo o que lhe falam, novas formas de pensar e diferentes pontos de vista. Apenas depois deve dar sua opinião caso tenha algo útil a acrescentar. Caso não tenha, o melhor é nem falar.

O estagiário está constantemente sendo avaliado, mas tem de aceitar todas as criticas, as positivas e as negativas. Quando estas são aceitas, significam que ele está disposto a aprender e quer se tornar um bom profissional. Ninguém nasce sabendo e só as avaliações permitem verificar o que está bem ou mal. E é importante que assim seja, pois ele deve estar receptivo ao feedback dos mais experientes e considerá-lo como uma ferramenta de desenvolvimento. Aprender a ouvir é essencial para o sucesso na carreira profissional.

Tanto um estagiário quanto um profissional nunca devem demonstrar irresponsabilidade, pois cada vez que é atribuída uma tarefa, deve-se cumpri-la. Deixar de fazer o trabalho que foi atribuído é um grave erro, pois o estagiário assim prejudica não só a si mesmo, como o esquema de trabalho da equipe e este é certamente um dos erros que mais atrapalha na carreira profissional.

Sempre que algum colega lhe ajuda em algo relacionado com seu trabalho, uma palavra de agradecimento cai muito bem.

Uma boa aparência é o seu cartão de visita. A roupa deve ser apropriada ao trabalho em questão. A forma como uma pessoa se apresenta vai influenciar a maneira como os outros a encaram profissionalmente.

E você, presenciou alguma dessas atitudes ou comportamentos em seu local de trabalho? O que está fazendo para evoluir em sua carreira profissional?

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.