Dicas para evoluir na carreira (e salário) ainda na faculdade - Blog CMMI & MPS.Br

Dicas para evoluir na carreira (e salário) ainda na faculdade

By on March 12, 2012

Todo estudante de na área de TI gostaria de saber o que as empresas procuram em um profissional? Como se destacar e onde elas devem focar seus esforços para crescerem rapidamente. A fim de facilitar a vida de nossos amigos estudantes de TI, elaboramos um conjunto de 5 dicas essenciais que ajudarão a dar um salto em suas carreiras.

Um bom jeito de começar é a área de testes

A área de testes é um excelente jeito de se começar em TI. Como seu principal objetivo é encontrar defeitos antes dos mesmos chegarem ao cliente, estes profissionais adquirem um senso de responsabilidade que somente é adquiridos por outros profissionais anos depois de estarem na área. Isto ajuda fortemente no crescimento profissional.

Outro ponto de apoio ao crescimento profissional é o fato das atividades de testes iniciarem em momento de requisitos, com isto estes profissionais passam a conhecer um pouco mais sobre o ciclo completo do projeto.

Você deve aprender inglês o quanto antes

Está é uma dica de ouro. Aprenda a falar inglês o quanto antes. Isto certamente abrirá portas e aumentará as chances de crescimento profissional e salários. Saber falar inglês te colocará em projetos para clientes do exterior, mas é importante lembrar que quando usamos o termo “falar inglês” queremos dizer que é ao nível de fazer uma reunião com seu cliente do outro lado do mundo e conseguir se comunicar, se expressar e negociar. Enfim, é se comunicar com alguém de fora assim como você se comunica com alguém do seu lado.

Cobol não morreu e paga bem

Os programadores mainframe são cada vez mais raros simplesmente porque grande parte está se aposentando e as faculdades não querem ensinar Cobol. Elas pararam de fazer isto para não se associarem a coisas antigas. Para uma faculdade é mais bonito colocar na grade curricular que há uma disciplina de mobilidade para associar a mesma à modernidade. Elas só omitem que para cada vaga em mobilidade há 100 em mainframe.

Temos grandes empresas com sistemas robustos com milhões de dados em suas bases rodando em Cobol. Se estes sistemas são estáveis e funcionam tão bem, por que mudar?

A demanda em mainframe é muito alta e como não há reposição destes profissionais que saem, a cada ano o mercado paga mais e mais para estes profissionais.

Sharepoint é uma abordagem diferente com bons salários

O Sharepoint é uma excelente suite para criação rápida de diversos tipos de aplicação. Desenvolver aplicações Sharepoint está mais para montar e configurar do que propriamente desenvolver e justamente por estas características temos poucas pessoas desenvolvendo neste ambiente pois grande parte dos estudantes de hoje “quer é programar”, em especial em Java ou .Net.

Assim como Cobol, a lei da oferta e procura tem ajudado a pagar bons salários, em especial em São Paulo.

Conheça os padrões de mercado

Conhecer os principais padrões de mercado é essencial para a evolução profissional. Há vários modelos renomados em engenharia de software, gestão, qualidade e relacionamento entre outros e normalmente eles ajudam a direcionarmos os esforços nas coisas certas.

Procure conhecer alguns dos seguintes modelos: CMMI, PMI, Cobit, ITIL, ASAP, MPS.Br, UML, RUP, Agile, ISO e outros.

Se sua faculdade ou universidade tem alguma destas disciplinas, não perca tempo e aproveite bem.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Elton Kishimoto

    April 16, 2017 at 7:16 pm

    Fantastic blog article.Much thanks again. Keep writing.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.